Artigos e Resenhas
Construções de identidades profissionais na interação: algumas implicações para a formação continuada do professor
Paula Baracat De Grande
Texto completo: PDF/A
Resumo
O objetivo do artigo é discutir como identidades profissionais de professores são construídas na interação em um curso de formação continuada na área dos estudos da linguagem destinado a professores alfabetizadores, como
…
A adoção do método inverso na compreensão da linguagem escrita
Leia o artigo em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt10/t1011.pdf…
Alfabetização e Letramento: entrevista com Angela Kleiman
Angela Kleiman
Marília Curado Valsechi
Clique aqui para acessar o texto da entrevista: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/revista/ano1ed1/arquivos.php …
Desvelando conflitos: olhando a titulação quilombola por meio dos estudos de letramento
Luanda Rejane Soares Sito
Link para o artigo: http://189.20.243.4/ojs/falladospinhaes/viewissue.php…
Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática
Maria Clara Di Pierro, Claudia Lemos Vóvio, Eliane Ribeiro
link para o artigo http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf…
Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo?
Cláudia Lemos Vóvio (2007)
link para o artigo http://www.reveja.com.br/sites/default/files/REVEJ@_0_ClaudiaVovio.pdf …
Cuestiones metodológicas sobre el proceso de alfabetización de personas jóvenes y adultas
Cláudia Lemos Vóvio (2006)
link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/rieda/jul_dic_2006/mirador/mirador_art1_p1.htm…
La Formación de Educadores en Educación Básica
Claudia Lemos Vóvio e Elie Ghanem (2003)
link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/decisio/d5/sab7-1.php?revista=5&saber=7 …
El concepto de alfabetización. Sus implicaciones en la educación de personas jóvenes y adultas
Claudia Lemos Vóvio e Vera Masagão Ribeiro (2000)
link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/decisio/d1/conceptoalfa.php…
Impactos da escolarização: pesquisa sobre a produção de textos em educação de jovens e adultos
Claudia Lemos Vóvio (2000)
link para o artigo: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1809t.PDF…
As bibliotecas escolares à luz dos Estudos do Letramento
Baixe o artigo: clique aqui…
Construções identitárias: Ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos
Cláudia Lemos Vóvio
Link para o artigo: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0803/02.htm …
Texto e gramática: casamento impossível em sala de aula?
Juliana Alves Assis e Maria Beatriz Nascimento Decat (UFMG)
Link para o artigo: http://www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/24/artigo02.pdf…
Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial
Ana Lúcia Guedes Pinto
Link para o artigo: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0803/01.htm#_ftn1…
Ethos, gêneros e questões identitárias
Link para o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502007000100002&lng=pt&nrm=iso…
Avanços e retrocessos nas propostas para o ensino da língua portuguesa: a didatização dos gêneros do discurso
Baixe o artigo (em PDF): clique aqui…
Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa
Clecio Bunzen
Para ler o artigo clique aqui.…
Um olhar sobre os gêneros interpessoais nos manuais escolares de ensino médio
<a href=”http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/?page_id=116″>Clecio Bunzen
</a>
Link para o artigo:<a href=”http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=12″ target=”_blank”>http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=12</a>
A metacognição e a metafetividade na formação do professor
Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA
Maria do Carmo Souza de ALMEIDA
Maria de Jesus Ferreira AIRES
Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA
Para download (em PDF), clique aqui …
O reflexo e a refração na formação e na atuação dos professores de língua materna
Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA
Download: …
Jornal Escolar: raios de ações, redes de significações
Rosana Cristina da Cunha
Download: Clique aqui para baixar o PDF…
Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?
Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?
Profª. Angela B. Kleiman…
Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna
Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna
Profª. Angela B. Kleiman…
O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna
O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna
Clecio Bunzen…
Letramento e competência comunicativa: a aprendizagem da escrita
Letramento e competência comunicativa: a aprendizagem da escrita
Maria de Lourdes Meirelles Matencio…
Produção escrita e ensino: o texto como uma instância multimodal
Maria do Socorro Oliveira (UFRN)
Aquisição de Linguagem e Processo de Subjetivação
Aquisição de Linguagem e Processo de Subjetivação
Maria Sílvia Cintra Martins…
Oralidade, escrita e papéis sociais na infância
“Oralidade, escrita e papéis sociais na infância”, de Maria Silvia Martins, resenha elaborada por Kelly Cristiane da Silva de Almeida, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas e aluna do curso de Pós Graduação Lato Sensu do IEL …
A Formação do Professor
“A Formação do Professor”, livro organizado pela professora Angela B. Kleiman, com artigos de vários pesquisadores do grupo Letramento do Professor.
Clique aqui para ler…
O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola
“O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola”, de Ana Rachel Machado, resenha elaborada pela Prof. Angela B. Kleiman.
Clique aqui para ler…
vGn0o4 iabghpydrvps, [url=http://aodljsszwwqn.com/]aodljsszwwqn[/url], [link=http://jmhzkezmjizz.com/]jmhzkezmjizz[/link], http://khicqkieukmx.com/
1