Artigos e Resenhas

Construções de identidades profissionais na interação: algumas implicações para a formação continuada do professor

Paula Baracat De Grande
Texto completo: PDF/A

Resumo

O objetivo do artigo é discutir como identidades profissionais de professores são construídas na interação em um curso de formação continuada na área dos estudos da linguagem destinado a professores alfabetizadores, como

Letramento, etnicidade e diálogo intercultural

Clique aqui para baixar

por Maria Silvia Cintra Martins

Letramento e educação escolar indígena na aldeia Umutina (MT)

Maria Silvia Cintra Martins

Para baixar o artigo, clique aqui

Aspectos tradutórios do letramento: a construção do estilo

Maria Silvia Cintra Martins

Baixar o artigo

A adoção do método inverso na compreensão da linguagem escrita

Maria Silvia Cintra Martins

Leia o artigo em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt10/t1011.pdf

Alfabetização e Letramento: entrevista com Angela Kleiman

Angela Kleiman
Marília Curado Valsechi

Clique aqui para acessar o texto da entrevista: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/revista/ano1ed1/arquivos.php

Desvelando conflitos: olhando a titulação quilombola por meio dos estudos de letramento

Luanda Rejane Soares Sito
Link para o artigo: http://189.20.243.4/ojs/falladospinhaes/viewissue.php

Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática

Maria Clara Di Pierro, Claudia Lemos Vóvio, Eliane Ribeiro

link para o artigo http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf

Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo?

Cláudia Lemos Vóvio (2007)

link para o artigo http://www.reveja.com.br/sites/default/files/REVEJ@_0_ClaudiaVovio.pdf

Cuestiones metodológicas sobre el proceso de alfabetización de personas jóvenes y adultas

Cláudia Lemos Vóvio (2006)

link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/rieda/jul_dic_2006/mirador/mirador_art1_p1.htm

La Formación de Educadores en Educación Básica

Claudia Lemos Vóvio e Elie Ghanem (2003)
link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/decisio/d5/sab7-1.php?revista=5&saber=7

El concepto de alfabetización. Sus implicaciones en la educación de personas jóvenes y adultas

Claudia Lemos Vóvio e Vera Masagão Ribeiro (2000)

link para o artigo http://tariacuri.crefal.edu.mx/decisio/d1/conceptoalfa.php

Impactos da escolarização: pesquisa sobre a produção de textos em educação de jovens e adultos

Claudia Lemos Vóvio (2000)
link para o artigo: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1809t.PDF

As bibliotecas escolares à luz dos Estudos do Letramento

Maria Sílvia Cintra Martins

Baixe o artigo: clique aqui

Projetos de letramento na educação infantil

por Angela B. Kleiman

Para ler o artigo clique aqui

Construções identitárias: Ser leitor e alfabetizador de jovens e adultos

Cláudia Lemos Vóvio

Link para o artigo: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0803/02.htm

Texto e gramática: casamento impossível em sala de aula?

Juliana Alves Assis e Maria Beatriz Nascimento Decat (UFMG)

Link para o artigo: http://www.revistaveredas.ufjf.br/volumes/24/artigo02.pdf

Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial

Ana Lúcia Guedes Pinto
Link para o artigo: http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0803/01.htm#_ftn1

Ethos, gêneros e questões identitárias

Maria Sílvia Cintra Martins

Link para o artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502007000100002&lng=pt&nrm=iso

Avanços e retrocessos nas propostas para o ensino da língua portuguesa: a didatização dos gêneros do discurso

Maria Silva Cintra Martins

Baixe o artigo (em PDF): clique aqui

Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa

Clecio Bunzen
Para ler o artigo clique aqui.…

Um olhar sobre os gêneros interpessoais nos manuais escolares de ensino médio

<a href=”http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/?page_id=116″>Clecio Bunzen
</a>
Link para o artigo:<a href=”http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=12″ target=”_blank”>http://www.letraseletras.ileel.ufu.br/viewissue.php?id=12</a>

A função recursiva e a Teoria da Atividade segundo Wolfgang Jantzen: relato de mini-curso seguido de entrevista

O Livro Didático de Português como Gênero do Discurso: Implicações Teóricas e Metodológicas

Clecio Bunzen
Download do artigo (em PDF)

O papel da formação continuada na construção de saberes pelo Professor participante: estudo de uma proposta

Marília Curado Valsechi
Baixar artigo (em PDF)

Um estudo sobre práticas de letramento numa comunidade Quilombola do litoral do estado do Rio Grande do Sul

Luanda Rejane Soares Sito
Baixar o artigo (em PDF)

Construções de Identidades Profissionais de Professores: Implicações Teórico-metodologicas de uma pesquisa transdisciplinar em LA

A metacognição e a metafetividade na formação do professor

Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA
Maria do Carmo Souza de ALMEIDA
Maria de Jesus Ferreira AIRES
Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA

Para download (em PDF), clique aqui

O reflexo e a refração na formação e na atuação dos professores de língua materna

Eveline Mattos TÁPIAS-OLIVEIRA
Download: …

Jornal Escolar: raios de ações, redes de significações

Rosana Cristina da Cunha
Download: Clique aqui para baixar o PDF

As metáforas conceituais e o ensino/aprendizagem de conceitos em um curso de formação continuada

Os Gêneros do Discurso e o Ensino da Língua Portuguesa

Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?

Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever?
Profª. Angela B. Kleiman

Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna

Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna
Profª. Angela B. Kleiman

O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização

O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna

O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna
Clecio Bunzen

Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha

Letramento e competência comunicativa: a aprendizagem da escrita

Letramento e competência comunicativa: a aprendizagem da escrita
Maria de Lourdes Meirelles Matencio

Produção escrita e ensino: o texto como uma instância multimodal

Maria do Socorro Oliveira (UFRN)

Escrita e as Outras Linguagens

Aquisição de Linguagem e Processo de Subjetivação

Aquisição de Linguagem e Processo de Subjetivação
Maria Sílvia Cintra Martins

Ensinar não é empurrar o contéudo de goela abaixo: a construção da definição da pedagogia progressista pelo alfabetizador em formação

A construção do conceito de coerência textual por professores em formação

A construção do conceito de coerência textual por professores em formação
Cosme Batista dos Santos

O jogo intertextual entre livro didático e outros textos: perspectivas interdisciplináres.

Oralidade, escrita e papéis sociais na infância

“Oralidade, escrita e papéis sociais na infância”, de Maria Silvia Martins, resenha elaborada por Kelly Cristiane da Silva de Almeida, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas e aluna do curso de Pós Graduação Lato Sensu do IEL …

A Formação do Professor

“A Formação do Professor”, livro organizado pela professora Angela B. Kleiman, com artigos de vários pesquisadores do grupo Letramento do Professor.
Clique aqui para ler

O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola

“O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola”, de Ana Rachel Machado, resenha elaborada pela Prof. Angela B. Kleiman.
Clique aqui para ler

1 Comments to “O diário de leituras. A introdução de um novo instrumento na escola”


  1. vGn0o4 iabghpydrvps, [url=http://aodljsszwwqn.com/]aodljsszwwqn[/url], [link=http://jmhzkezmjizz.com/]jmhzkezmjizz[/link], http://khicqkieukmx.com/

    1


Deixe um comentário