Grupo Letramento do Professor participa do IX CBLA

Eventos

Pesquisadores do Grupo Letramento do Professor marcaram presença no IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA). Organizado pela Associação de Linguística Aplicada Brasileira (ALAB), o evento aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nos dias 25 a 28 de julho de 2011.

Com o tema “Linguagem e Sociedade”, o IX CBLA contou com conferências e mesas-redondas proferidas por pesquisadores nacionais (como Angela Kleiman, Luiz Paulo da Moita Lopes, Pedro Garcez, Lynn Mário Menezes, Maximina Freire, Maria Antonieta Alba Celani, Kanavillil Rajagopalan, Roxane Rojo e Inês Signorini) e estrangeiros (Claire Kramsh, Barbara Seidhofer).

Pode-se dizer que o evento atingiu sua meta de promover discussões sobre como pesquisas na área têm ajudado a compreender os problemas sociais. Durante os quatro dias do evento, linguistas aplicados fizeram do IX CBLA um espaço de discussão sobre seu papel nos diferentes domínios discursivos.

A coordenadora do grupo Letramento do Professor, Angela Kleiman, participou da mesa-redonda “Letramento, Ensino de Língua e Inclusão social”, junto com os pesquisadores Lynn Mario Menezes e Barbara Seidhofer, e coordenou o simpósio “Letramento crítico: a escrita na formação profissional”, em que os pesquisadores do Grupo Cosme Batista dos Santos e Glícia Azevedo Tinoco apresentaram seus trabalhos.

As pesquisadoras Luanda Rejane Soares Sito, Marília Curado Valsechi e Paula Baracat De Grande também apresentaram trabalhos em comunicações individuais.

2 Comments to “Grupo Letramento do Professor participa do IX CBLA”


  1. Regina Célia says:

    Olá

    Gostaria se possível de participar do grupo de pesquisa em letramento. Sou professora de Geografia da rede estadual do Estado da Bahia, especializanda em Letramento em Português com enfâse em Multiletramento, pelo Ministério do Exército Brasileiro, especialista em Metodologia para o ensino Africano e Afrobrasileiro. No momento ministro aulas no 8º do ensino fundamental, pretendo realizar mestrado em letramento em Geografia tendo como base a população afrodescendente.

    Grata

    Regina Célia

    1


Deixe um comentário