Unitau

Apresentação

Grupo de Pesquisa CNPq: “Interação, linguagem e letramento do professor”

O grupo teve seu início dentro do Projeto Temático UNICAMP/FAPESP (nº 2002/09775-0) “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, sob coordenação da Profª Drª Angela Kleiman. Dele fazem parte professores do Programa de Mestrado de Lingüística Aplicada, do Departamento de Ciências Sociais e Letras e do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP) do Instituto de Humanidades da Universidade de Taubaté.

A pesquisa do Projeto Temático teve como sujeitos alunos do primeiro ano do curso de Letras (coleta de dados em 2005), com os quais foi desenvolvida uma forma inovadora de trabalho com gêneros acadêmico-científicos, levando-se em conta aspectos metacognitivos e metafetivos. Os resultados parciais da pesquisa podem ser encontrados no site dos Anais do I Congresso de Formação de Professores de Línguas, http://www.cce.ufsc.br/~clafpl/apresentacao1.htm.

Em 2009, os pesquisadores continuaram seus estudos, os professores continuam na divulgação dos resultados de pesquisa em eventos e em publicações da área. Os resultados finais estão em fase de publicação.

Objetivos da Linha de Pesquisa “Caminhos do letramento do professor”

» Discutir sobre as teorias atuais no cenário da área relativas a interação, linguagem e letramento do professor, vinculadas ao pensamento dos seguintes teóricos principais: Lev S. Vygotsky, Mikhail Bakthin, Angela Kleiman, Brian Street, David Barton, Roxane Rojo, para aprofundamento teórico, com vistas à fundamentação e à proposição de pesquisas sobre os caminhos do letramento do professor, bem como sua construção profissional.

» Propor práticas inovadoras de ensino, a partir de pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo de Pesquisa, que levem em conta a dialogia (Bakhtin, 2001, 2003) e o debate como meio para a conscientização, para o ensino e para a aprendizagem.

» Discutir modos de fazer a prática do professor mais dinâmica, atual e adequada à realidade do próprio professor e de seus alunos, satisfazendo ao binômio aprendizagem e desenvolvimento (Vygotsky, 1989, 1991, 2004).

1 Comments to “Unitau”


  1. Silvia Delong says:

    Sou professora de Língua Espanhola e gostaria de desenvolver um projeto sobre leitura compreensiva em língua materna e estrangeira, bem como as estratégias de leitura utilizadas pelos alunos.
    Qual a sugestão de livros ou artigos que devo colocar em discussão no grupo de pesquisa?
    Desde já agradeço a atenção

    1