Construções de identidades profissionais na interação: algumas implicações para a formação continuada do professor

Artigos, Letramento e formação de professores

Paula Baracat De Grande
Texto completo: PDF/A

Resumo

O objetivo do artigo é discutir como identidades profissionais de professores são construídas na interação em um curso de formação continuada na área dos estudos da linguagem destinado a professores alfabetizadores, como também refletir sobre as implicações desse processo para esse tipo de formação. A partir dos Estudos Culturais, as identidades são entendidas como múltiplas e discursivamente construídas. Os dados selecionados, gerados em pesquisa qualitativo-interpretativista de natureza etnográfica, são transcrições de trechos de aulas do curso em que o embate entre professores e formador se torna relevante na construção identitária dos interlocutores. A base teórica parte da concepção dialógica e social da linguagem do Círculo de Bakhtin e se sustenta nos estudos da Linguística Aplicada e na perspectiva dos Estudos de Letramento. Na análise das interações, demonstra-se que, mesmo numa relação institucional em relação ao formador acadêmico em que são posicionadas como alunas, professoras constroem identidades de profissionais fortalecidas na argumentação constituída em um momento de embate entre os interlocutores. Nesse processo, constroem um coletivo e trazem vozes sociais relacionadas a outros cursos e perspectivas de formação do professor no embate com o formador.

3 Comments to “Construções de identidades profissionais na interação: algumas implicações para a formação continuada do professor”


  1. Antonia Pincano says:

    Agradecida desde já pelo envio do texto!
    Antonia Pincano

    1
  2. Estou em busca de informações sobre Alfabetização e letramento Ens. Fundamental de 6º ao 9º ano ,pois estou no projeto mas não tive nenhuma formação sobre o mesmo . Obrigada,pelas informações e parabéns pelos artigos publicados .

    2
  3. marcia pinheiro lima says:

    Obrigado pela opornidade

    3


Deixe um comentário