Histórico

O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor constituiu-se em 1991, em resposta a uma solicitação de um município do interior do estado de São Paulo por assessorias na área de formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Hoje o Núcleo abriga diversos grupos que visam a investigar as práticas sociais de uso da escrita de agentes de letramento escolar e não escolar, levando em conta seus contextos de atuação e a formação de uma identidade profissional. A base do Núcleo foi ampliada, incluindo hoje pesquisadores e líderes de pesquisa da PUC-MG, UFPA, UCS, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da ONG Ação Educativa. O Núcleo tem sido responsável pela formação de doutores e mestres, pela orientação de alunos de iniciação científica e de doutores recém formados, e pela publicação de livros, coletâneas e artigos com os resultados da pesquisa sobre o letramento e a formação de professores e outros agentes de letramento.

O Núcleo desenvolve hoje o Projeto Temático “Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento”, apoiado pela FAPESP e pelo CNPq; participa do projeto de cooperação internacional “Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário” desenvolvido pela U. de Stendhal, USP e a UNICAMP, com o apoio das agências CAPES-COFECUB e do projeto “Letramentos múltiplos: formação de agentes de educação lingüística” com a UFRN, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq.