II Fórum de Crítica Cultural – Campus II UNEB – 18 a 21 de novembro de 2010

Eventos

Nos dias 18 a 21 de novembro, acontece, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o II Fórum Nacional de Crítica Cultural. O evento tem como objetivos gerais:

 mapear e descrever aspectos da relação entre a educação e a cultura, sobretudo a educação básica, situando o compromisso teórico da pesquisa científica na grande área de linguística, letras e artes, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, e multidisciplinar, na articulação de encontro entre comunidade científica e coletivos culturais e educacionais,

 empenhar-se na construção de uma agenda envolvendo estes coletivos e suas demandas quanto à afirmação da cultura como um bem simbólico, um direito de todos – inclusive aos modos de produção, e como possibilidade de geração de riqueza e renda, voltadas a uma desconstrução da noção de cultura veiculada pela escola enquanto aparelho de reprodução de uma noção de cultura imposta pela indústria cultural.

O evento, portanto, sugere diagnósticos – como uma arqueologia; proposições – como um engajamento transvalorador; e novos agenciamentos – como a invenção de espaços produtivos e revolucionários nas instituições educacionais e culturais existentes.

São 12 eixos temáticos dentro dos quais podem submeter os trabalhos:

1 – Representações do cotidiano escolar em obras de arte; 2 – Segmentos artísticos marginais e seus modos de produção; 3 – O lugar da cultura local em livros e materiais didáticos; 4 – Literatura e mídias: agenciamentos e entre-lugares nas configurações de gênero e sexualidades; 5 – Cultura escrita, diversidade linguística e poder; 6 – Educação literária afrodescendente: usos e sentidos; 7 – Raça/gênero, sexualidades e formação de professores/as; 8 – Letramento e novas tecnologias em contextos minoritários; 9 – Educação, patrimônio imaterial e memória;  10 – Cultura, história e tradição; 11 – Educação, narrativas e poéticas afrobrasileiras;  12 – Educação, narrativas e saberes indígenas.

O evento conta com mesas-redondas, oficinas, comunicação oral, minicursos, exposição áudio-visual, atos estéticos políticos e pontos estético-culturais. O evento conta com participação de integrantes do Grupo, como a coordenadora Profa. Dra. Angela Kleiman, no oferecimento de minicurso, e o pesquisador Prof. Dr. Cosme Batista dos Santos, na coordenação da mesa-redonda “Letramento e novas tecnologias em contextos minoritários.

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 25 de setembro de 2010.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site: http://forumdecriticacultural.com/Index.html

3 Comments to “II Fórum de Crítica Cultural – Campus II UNEB – 18 a 21 de novembro de 2010”

1. Luciana Soares Schramm says:

Gostaria de saber como vou ficar sabendo como eu estou escritar nesse evento,pois já fiz o pagamento no banco do brasil e até o momento na sei se conseguir a iscrição.

2. Emanuel Barbosa Alves says:

Professor Osmar boa noite

Sou coordenador de pós-graduação da Faculdade São Luis de França, que oferece curso de especialização aqui em Alagoinhas, gostaria de disponibilizar 05 bolsas integral de pós-graduação para que possa ser sorteada durante o evento Forum de crítica Cultural . Caso concorde responda este e-mail para que possamos viabilizar a forma do sorteio durante o evento.

Att

Emanuel Barbosa Alves

Coordenador de pós-graduação

• RETIFICAc7c3O:MUNDOmeusermosOBS: Tambe9m LUTO MUITO e TRABALHO MUITO e ESTUDO MUITO e estou no rol dos que ainda ne3o foram reconhecidos, emroba estivesse apoiando todas as causas e que saedram do PAPEL e transformaram-se em LEI. Obrigada!Obrigada! Obrigada! E outras que saire3o com a ajuda dos novos ESTUDANTES. E da LIGA DAS MULHERES. PONTO ( Por enquanto ). AXc9! Isto ou Aquilo, Estou le1 e Estou Ce1!O Mundo e9 GLOBAL.Homens e Mulheres unidos pela causa COLETIVA!