Angela B. Kleiman

Angela B. Kleiman formou-se como professora de inglês na Universidad de Chile. Obteve seu Mestrado em TESL (Teaching of English as a Second Language) na University of Illinois, EUA, e seu Ph.D. em Lingüística na mesma universidade. Foi Diretora dos Programas de Educação Bilingüe na Secretaria da Educação da cidade de Detroit (Detroit Public Schools System). No Brasil, foi Professora de Semântica e Lingüística Aplicada na PUCCAMP. Atualmente é Professora Titular no Departamento de Língüística Aplicada da UNICAMP. Suas áreas de pesquisa principais são a leitura e o letramento, com foco no letramento do professor. É autora de numerosos trabalhos sobre leitura e alfabetização de adultos.

Veja o Curriculo Lattes desta pesquisadora

Livros publicados:

  • Kleiman, A. B. 1989. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura, São Paulo, SP: Editora Pontes, 82 pgs., 8ª edição, 2002.
  • Kleiman, A. B. 1989. Leitura: Ensino e Pesquisa, São Paulo, SP: Editora Pontes, 213 pgs. 3a. edição, 2000.
  • Kleiman, A. B. 1991. (org.) Interações Assimétricas. Número Especial de Trabalhos em Lingüística Aplicada 18, 155 pgs.
  • Kleiman, A. B. 1993. Oficina de leitura. Teoria e Prática. Campinas: Pontes e Editora da UNICAMP, 105 pgs. 9a. edição Pontes, 2003.
  • Kleiman, A. B. 1995. (org.) Os Significados do Letramento. Novas perspectivas sobre a prática social da escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 294 pgs. 6a. ed. 2003.
  • Kleiman, A. B. & Moraes, S. E. 1999. Leitura e Interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, S.P.: Mercado de Letras. 191 pgs. 4a. ed. 2003.
  • Kleiman, A. B. & Signorini, I. 2000. (orgs.) O ensino e a formação do O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas. 2a. ed. 2001.
  • Kleiman, A. B. (org.). 2001. A formação do Professor. Perspectivas da Lingüística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras.
  • Kleiman, A. B. & Matencio, Maria de Lourdes (orgs.). 2005. Letramento e formação do professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras.

7 Comments to “Dinâmicas Discursivas na Aula de Português: os Usos do Livro Didático e Projetos Didáticos Autorais”


  1. Gostaria de receber novidades dos artrigos e livros publicados acima citada.

    1
  2. Flavia Santos says:

    Dona Angela Kleiman, boa tarde! Gostaria do seu contato para convidá-la para ministrar uma palestra sobre Competência Leitora. Aguardo o seu contato.
    Atenciosamente
    Flavia Santos

    2
  3. Reinaldo dos A. Sousa says:

    Olá! quero fazer parte do grupo para me manter informado em relação ao Letramento do professor

    3
  4. girlene Lopes de Oliveira Lourenço says:

    Olá, gostaria estar sempre em contato com a senhora para conhecer melhor a opinião da autora sobre gêneros textuais

    4
  5. Boa tarde Profª Angela,
    Sou Ana, aluna da pós graduação em Estudos literários e linguísticos na UFBa e estou concluindo este em março/2014. Em meu trabalho monografico irei trabalhar a perspectiva da leitura e a compreensão no que diz respeito as questões do livro didático com foco na série final do Ensino Médio.
    E para este, escolhi o seguinte livro para minhas reflexões: Kleiman, A. B. 1989. Leitura: Ensino e Pesquisa, São Paulo, SP: Editora Pontes, 213 pgs. 3a. edição, 2000, contudo não consigo encontrá-los nas livrarias de Salvador, assim, peço que por favor me informe onde e como faço para adquirir-lo pois sem ele meu trabalho ficará prejudicado.
    Fico no aguardo do seu contato.

    PS: Solicito também que me envie um e-mail para posterior contato.

    Abraços.

    5
  6. Como faço para entrar no grupo letramento do professor.
    Estou no aguardo.
    Abraços.

    6
  7. Keilha Souza says:

    Olá boa noite.
    Gostaria de fazer parte do grupo. Estou fazendo meu projeto para o mestrado que acontecerá provavelmente em outubro na Universidade Federal de Alagoas-UFAL, mesma instituição da minha graduação. Meu projeto será sobre Letramento, especificando o nível dos alunos do último ano do ensino fundamental II.
    Agradeço a atenção.

    7


Deixe um comentário