A pesquisadora líder do Grupo Letramento do Professor, Angela Kleiman e a professora da rede pública de Campinas Cida Sepulveda acabam de lançar um livro sobre ensino de gramática. “Oficina de gramática. Metalinguagem para Principiantes”, publicado pela editora Pontes, é resultado de um trabalho de parceria entre uma pesquisadora da área do ensino de língua materna a linguagem e uma professora da escola pública da cidade de Campinas, profunda conhecedora das dificuldades de aprendizagem de alunos de ensino fundamental acerca dos saberes escolares relacionados à gramática.

A obra constitui numa das formas de materialização da tão almejada relação de parceria entre formador universitário e professor, cujos saberes (acadêmicos, experienciais, profissionais) são igualmente valorizados, diferentemente da hierarquização que se costuma atribuir aos saberes acadêmicos. As 170 páginas que compõem o livro estão organizadas em 10 capítulos, além do glossário e referências bibliográficas.

Depoimento de leitoras:
Num contexto em que críticas ao ensino de gramática nas escolas são constantes e têm início há pelo menos três décadas, muitos professores se encontram em um dilema entre tais críticas, os documentos oficiais, o currículo de língua portuguesa e o que acreditam ser necessário a seus alunos para formá-los como cidadãos letrados, com acesso a bens culturais e econômicos. O livro “Oficina de Gramática: metalinguagem para principiantes”, de Angela Kleiman e Cida Sepulveda traz discussões sobre como ensinar gramática na escola e sugestões de como abordar a metalinguagem a partir da realidade dos alunos da escola pública brasileira. Assim, a proposta do livro foge tanto de um discurso panfletário, em que se abomina o ensino de gramática de antemão, como de outro em que a tradição escolar justifica por si mesma a continuidade de práticas de ensino de gramática sem reflexão e sem relação com a realidade e com os saberes e os interesses dos alunos de Ensino Fundamental de 6º a 9º ano das escolas públicas brasileiras. Resultado da interação de três anos entre pesquisadora da área da linguagem e professora de ensino fundamental de escola pública, o grande diferencial da obra está na descrição e transcrições de aulas em que os alunos são iniciados em reflexões metalinguísticas, as quais são analisadas e comentadas pelas autoras com base em estudos na área da linguagem.

6 Comments to “Professora da rede pública e pesquisadora do Grupo Letramento do Professor lançam livro sobre ensino de gramática”

1. Olá, achei muito interessante, e gostaria de aprender a ensinar gramática com técnicas lúdicas dentro do contexto trabalhado, com os alunos.
    Rosangela

2. Olá, achei muito interessante, e gostaria de aprender a ensinar gramática com técnicas lúdicas dentro do contexto trabalhado, com os alunos.
    Impossível, é a primeira vez que estou enviando um comentário, e não li outros. Obrigada e boa noite
    Rosangela

3. Vânia Cavalcante says:

Como proceder como coordenadora do PBA. Qual o verdadeiro papel do coordenador deste programa, fui contratada para ser coordenadora e não sei como agir.

4. Preciso adquirir um exemplar says:

cOMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESSA COLEÇÃO POR GENTILEZA ENVIAR COMO FAÇO PARA PAGAMENTO. sOU aNALISTA pEDAGOGA E VOU INDICAR PARA OS MEUS COLEGAS EDUCADORES
    DESDE JÁ OBRIGADA
    MATILDE BRAGA

5. Estou iniciando o projeto esse ano2014 sem formação alguma li os relatos achei interessante , também gostaria de aprender a ensinar gramática com técnicas lúdicas. Muito interessante .

6. Patrícia Martins says:

O diálogo interativo é mesmo um presente para nós, professores da Língua Portuguesa.

Solicito uma bibliografia para que eu possa aprofundar no assunto.

Parabéns para as autoras pelo ‘pé no chão.’