3 Comments to “Um estudo sobre práticas de letramento numa comunidade Quilombola do litoral do estado do Rio Grande do Sul”


  1. Antonio R. Penha says:

    Durante a IV Mostra Regional de Práticas em Psicologia este signatário juntamente com a Dra Maria Helena zamora (PUC/RJ – UNIVERSO/RJ), e , a Psicóloga Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Mda em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ apresentamos um trabalho sobre a mudança de atitude que ocorre sistemáticamente nos moradores das antigas favelas, quando estas recebem atenção e desenvolvem projetos que atendem as suas necessidades. As hoje denominadas comunidades, passam por um processo de valorização, que vai além da mudança de nome. As pessoas buscam qualidade de vida que só podem ser efetivadas com educação. Não se admite mais o dedo na cara, a venda de votos e o oba-oba tão comum em outros tempos.

    Este artigo é sem dúvida alguma, um depoimento, claro sobre a funcionalidade daquilo que se entende por letramento. A comunicação quando atravessa as barreiras une o povo em torno das suas necessidade. Essa leitura torna possivel novos e consideraveis avanços em direção ao progresso.

    1
    • Olá, Antonio!
      Parece bem interessate o trabalho que você menciona e certamente dialoga com minha pesquisa.
      Quando você fala do “artigo” e da “leitura”, refere-se a que texto, à dissertação?
      Até mais.

      2


Deixe um comentário