UNESCO lança Biblioteca Digital Mundial

Notícias

A UNESCO lançou uma Biblioteca Digital Mundial que reúne mapas, fotos, gravações e filmes dos mais diversos momentos históricos do mundo, trazendo explicações sobre as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta em sete idiomas.

O projeto constitui de uma parceria entre a Unesco e 32 instituições e, segundo o coordenador, Abdelaziz Abid, a BDM “oferecerá documentos com valor de patrimônio que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos com mais de 50 idiomas. Entre os documentos mais antigos, há alguns códices pré-colombianos, graças à contribuição do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha, em 1562.”

 

A quarta parte do mundo, mapa elaborado por Diego Gutiérrez sob encomenda da coroa espanhola. Título original Americae sive Quartae Orbis Partis Nova et Exactissima Descriptio.

Dentre os tesouros da Biblioteca Digital, está o Hyakumanto Darani, documento em japonês publicado no ano 764, considerado o primeiro texto impresso. Encontramos também na BDM um relato dos astecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientí­ficos árabes revelando o mistério da Álgebra; ossos utilizados como oráculos; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latinoamericanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a Célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional de Suécia.

 

Hyakumanto Darani, mais antiga publicação disponível no mundo, datada de 764.

 

 

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação de seu conteúdo e significado. Os documentos foram escaneados e incorporados em seu idioma original, mas as explicações parecem nas sete línguas mencionadas. A biblioteca começou com cerca de 1200 documentos, mas se espera receber um número ilimitado de mapas, gravações, fotografias e ilustrações.

Para conhecer outros tesouros da história mundial, é só acessar o site da Biblioteca Digital Mundial, cujo acesso é gratuito: http://www.wdl.org/

1 Comments to “UNESCO lança Biblioteca Digital Mundial”


  1. Denis Forigo says:

    Muito interessante essa matéria, parabéns!

    1


Deixe um comentário