VI Congreso Internacional de lectura y la escritura – 8 a 13 de fevereiro de 2010, La Paz

Congressos

A Cátedra UNESCO, dentre outras instituições, convida a todos os interessados a participar do VI Congresso Internacional de Leitura e Escrita, que ocorrerá nos dias 8 a 13 de fevereiro de 2010 na Universidade Autônoma de Baixa Califórnia do Sul.

Os objetivos deste grandioso evento, constantes do site da organização, são:

· Propiciar o diálogo entre especialistas, investigadores e docentes que participam na educação básica, no ensino médio e superior em torno dos usos e exigências da cultura escrita e do letramento acadêmico.

· Apresentar resultados de investigação concluída ou em andamento, experiência de trabalho docente ou institucional e reflexões em qualquer dos níveis mencionados.

· Promover a formação e atualização de acadêmicos e administradores das universidades e escolas de ensino médio e superior em relação à leitura e escrita.

· Impulsionar a construção de uma tradição de encontro a respeito da leitura e escrita.

· Formalizar grupos acadêmicos de investigação desde os anos iniciais até a universidade.

São oito linhas temáticas dentro das quais se propõem suscitar reflexões em torno da: I. Cultura escrita e escolaridade, II. Políticas de promoção da leitura e escrita na Educação, III. Letramento acadêmico: exigências a partir das disciplinas, IV. Currículo e práticas de leitura e escrita, V. docentes, tutores e mediadores de leitura (atores), VI. A biblioteca, coleções, acervos e práticas de leitura, VII tecnologias da informação e comunicação, VIII. Demandas de empregadores em matéria de leitura e escrita profissional.

Há variadas modalidades para apresentação de trabalho no Congresso, a saber: apresentação de monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, tese de doutorado, já defendidas ou em andamento, desde que já estejam em fase dê desenvolvimento avançado e apontem resultados parciais significativos para o campo de investigação. Também serão aceitos trabalhos pedagógicos que proponham formas inovadoras de entender a leitura e escrita no âmbito escolar, trabalhos institucionais ou editoriais e experiências docentes.

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 15 de janeiro de 2010.

Para saber mais sobre submissão de trabalhos, acompanhar as notícias do evento e novas chamadas, acesse o site: http://coloquioletrismo2010.blogspot.com/

Deixe um comentário