Seleção de Professor para o PPG em Linguística Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS, nível mestrado e doutorado, seleciona professor-pesquisador para seu corpo docente permanente, com disponibilidade de dedicação de 40 horas semanais.

Requisitos mínimos dos candidatos:
• Título de Doutor, nacionalmente reconhecido na forma da lei, em Letras/Linguística com ênfase em Linguística ou Linguística Aplicada;
• Experiência docente no ensino superior e na elaboração e no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas e/ou ensino-aprendizagem em contextos digitais e multimidiáticas;
• 05 (cinco) publicações científicas alinhadas à Área de Concentração e/ou Linha de Pesquisa 1 (Linguagem e Práticas Escolares), em periódicos indexados ou em livros de editoras reconhecidas, publicados nos últimos 5 anos.

Documentos necessários:
• Comprovante do título de doutor nacionalmente reconhecido na forma da lei (cópia autenticada);
• Currículo Lattes impresso e documentado dos últimos 5 anos;
• Projeto de pesquisa;
• Exemplares ou cópias das 3 publicações consideradas mais relevantes.

O Processo Seletivo inclui:
1ª. Etapa:
• Avaliação do Currículo;
• Análise da documentação;
• Análise do projeto de pesquisa.

2ª. Etapa (da qual participarão os candidatos selecionados na primeira):
• Aula expositiva de 30 minutos;
• Entrevista;
• Avaliação Pedagógica e Psicológica.

Cronograma:
• Prazo para entrega dos documentos: até 20 de junho de 2011, no Setor de Desenvolvimento de Pessoal (Endereço: Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, São Leopoldo. CEP: 93022-000).
• 1ª. Etapa (análise da documentação): 27 e 28 de junho
• Divulgação dos selecionados na 1ª. Etapa: 30 de junho
• 2ª. Etapa: 04 de julho de 2011
• Divulgação dos resultados: 07 de julho de 2011

São Leopoldo, 22 de março de 2011.

Profª Drª Ana Maria de Mattos Guimarães
Coordenadora do PPG em Linguística Aplicada

Informações:
• Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – (51) 3590-8476 pelo e-mail ppgla@unisinos.br.
• Desenvolvimento de Pessoal pelo telefone: (51) 3590-8373.
As vagas na Unisinos são também oportunidades para pessoas com deficiência.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Linguagem, Tecnologias e Interação

LINHA DE PESQUISA 1:
Linguagem e Práticas Escolares
Estuda as práticas discursivas e interacionais no contexto da escola, levando em conta sua relação com o contexto histórico e sociocultural.
O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que investiguem fenômenos linguísticos que se realizam no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não.
As perspectivas teórico-metodológicas que fundamentam as pesquisas na Linha I são: Sociolinguística Interacional, Etnografia, Etnometodologia, Sociolinguística Variacionista, Interacionismo Social, Interacionismo Sociodiscursivo e Teoria da Otimidade.
Esta linha acolhe projetos diversificados, com interesse pelas práticas discursivas e interacionais que caracterizam os seguintes temas:
• o ensino/aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras;
• o letramento;
• o bilinguismo e as identidades sociais,
• o ensino-aprendizagem em contextos digitais e multimidiáticos;
• o agir do profissional do ensino;
• a formação de docentes;
• a educação de alunos surdos;
• os processos de inclusão;
• as interações familiares em contraste com as interações escolares;
• a relação entre as modalidades oral e escrita.

Av. Unisinos, 950 Caixa Postal 275 CEP 93022-000 São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil
Fone: (51) 3590-8476 Fax: (51) 3590-8486 http://www.unisinos.br/ppg/linguistica