Pós-graduação: disciplina condensada sobre apropriação da linguagem e papéis sociais é oferecida na UFSCAR

Notícias

A pesquisadora do grupo Maria Silvia Cintra Martins irá oferecer entre os dias 1º a 4 de março a disciplina “apropriação da linguagem e papéis sociais: um enfoque transcategorial”, na Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR. Com 04 créditos, equivalente a uma disciplina de 30 horas presenciais, a disciplina visa ao estudo do processo de apropriação de linguagem sob o enfoque da integração entre sintaxe, semântica e pragmática com ênfase para as questões identitárias inerentes a esse processo.

Segue a bibliografia do curso:

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990.
FAIRCLOUGH, NORMAN. Critical discourse analysis: the critical study of language. London, New York: Longman, 1995.
______. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora da UNB, 2001.
______. Analysing Discourse: Text Analysis for Social Research, London: Routledge 2003.
HEATH, S. B. Ways with Words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
LENNEBERG, E. H. & LENNEBERG, E. (Ed.) Foundations of language development: a multidisciplinary approach. New York: Academic Press, 1975.
LEONTIEV, A. A. The heuristic principle in the perception, emergence, and assimilation of speech. In: LENNEBERG, E. H. & LENNEBERG, E. (Ed.) Foundations of language development: a multidisciplinary approach. New York: Academic Press, 1975.
NEVES, MARIA HELENA DE MOURA. A Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MARTINS, M. SÍLVIA C. Aquisição de linguagem e processo de subjetivação. Versão Beta, n° 32. São Carlos, UFSCAR, 2004.
______. Ethos, gêneros e questões identitárias. Revista Delta. São Paulo: Educ, 2007.

Interessados devem enviar email para: ppgl@ufscar.br

Deixe um comentário