IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Posrtuguesa – USP – 29 a 30 de setembro de 2010

Nos dias 29 e 30 de setembro, acontece, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de São Paulo (USP), o IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.

Com o tema “Linguagens e culturas no ensino de língua e na formação do Professor”, o evento é voltado para  graduandos das licenciaturas em letras e pedagogia, a estagiários vinculados a projetos de extensão e de iniciação científica, pós-graduandos, professores do ensino fundamental, médio e superior.

O Seminário se propõe como um espaço para a discussão sobre como linguagens e repertórios culturais são (e podem ser) incorporados no currículo da formação docente e no currículo do cotidiano das práticas de ensino de língua, norteado pelas seguintes questões:

· como lidar com a tensão entre conteúdos tradicionais e cultura contemporânea, incluindo as novas tecnologias?

· quais os desafios didáticos que as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais colocam para a sala de aula de língua portuguesa, bem como para os demais espaços em que as práticas escolares ocorrem, como a Biblioteca Escolar ou Sala de Leitura e o Laboratório de Informática?

·qual a formação inicial possível para incorporar as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais?

·como contemplar os desafios mencionados na prática do estágio em docência?

Dentre os vários objetivos do evento, destaca-se:

1.Difundir novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária, das atividades dos estagiários e das experiências de ensino;

2. Apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa;

3. Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino de Língua Portuguesa;

4. Promover o intercâmbio entre professores do ensino fundamental, médio e superior e de estudantes;

5. Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística.

6. Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;

As inscrições com apresentação de trabalho estão abertas de 1º de julho a 15 de agosto de 2010.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site: http://www2.fe.usp.br/~lalec/smelp2010/index.html