II Jornada Linguagem e Diversidade – UFSCAR – 28 a 30 de junho de 2010

O Grupo de pesquisa LETRA – Linguagens, etnicidades e estilos em transição convida a todos os interessados a participar da II Jornada Linguagem e Diversidade, a ser realizada na – UFSCAR – 28 a 30 de junho de 2010.

A Jornada, organizada pela pesquisadora do Grupo Letramento do Professor Maria Silvia Cintra Martins, contará com a realização de palestras, minicursos e comunicações orais dos integrantes do Grupo LETRA.

As palestras e minicursos serão ministrados pelo Prof. Dr. Wolfgang Jantzen (Universität Bremen), pela Profa. Dra. Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC/SP), pela Profa. Dra. Fernanda Coelho Liberali (PUC/SP) e por André Fernando, vice-prefeito do município de São Gabriel da Cachoeira.

Segue abaixo os temas das palestras e minicursos:

Minicurso: Sociedade, cultura, linguagem e trabalho -

como pensar a linguagem no âmbito do

desenvolvimento social?

1. A VIVÊNCIA COMO UNIDADE BÁSICA DA PSICOLOGIA

Palestra: Pesquisa Crítica de Colaboração – Pesquisa de

Intervenção no contexto escolar

Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Camargo Magalhães (PUC/SP)

Minicurso: Sociedade, cultura, linguagem e trabalho -

como pensar a linguagem no âmbito do desenvolvimento

social?

2. A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PRÓXIMO COMO UNIDADE BÁSICA

DA PEDAGOGIA

Prof. Dr. Wolfgang Jantzen (Universität Bremen)

Palestra: A perspectiva sócio-histórico-cultural na pesquisa

ensino e extensão

Prof.ª Dr.ª Fernanda Coelho Liberali (PUC/SP)

Palestra: Diversidade cultural, ambiental e lingüística na

região do Alto Rio Negro

André Fernando, vice-prefeito do município de São Gabriel

da Cachoeira (AM)

Palestra: A relação entre linguagem e atividade vistas

como partes de um cronotopo

Minicurso: Sociedade, cultura, linguagem e trabalho – como

pensar a linguagem no âmbito do desenvolvimento social?

3. SOCIEDADE, CULTURA, LINGUAGEM E TRABALHO: COMO PENSAR O

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

COMUNICAÇÕES ORAIS DOS INTEGRANTES DO

LEETRA

Palestra: Pensando a cultura indígena junto a professores

da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

André Fernando, vice-prefeito do município de São Gabriel da

Cachoeira (AM)

Inscrições devem ser realizadas apenas para o minicurso até o dia 25 de junho de 2010, pelo email: leetra.ufscar@yahoo.com.br Há apenas 50 vagas disponíveis.

Clique aqui para ver o cartaz do evento.

2 Comments to “II Jornada Linguagem e Diversidade – UFSCAR – 28 a 30 de junho de 2010”

1. Maria do Carmo Cristaldo says:

Olá prof. Dr. Maria Sílvia, sou professora de língua portuguesa, formada pela UFMS; língua portuguesa/ literatura, tenho especialização em língua portuguesa, fiz a analise das figuras de linguagens do conto O Burrinho Pedres de Guimarães Rosa. Sempre tive muita curiosidade em analisar textos diferentes, aquele que causam impacto! Pensei muito, li muitos sobre analise linguística entre outros, porém poucos me chamaram atenção. na semana passada conversando com minha mãe que é uma pessoa com pouca formação, me disse: porque vc não escreve sobre as lendas contadas pela suas avos?… detalhe. minhas avos são índias terenas e já faleceram ( lembro de várias) ! Mas, tenho vários amigos índios com mais de setenta anos. Pergunto: analise das fabulas terenas sul-mato-grossenses, estas que estão se perdendo pelos jovens índios terenas, encaixam em alguma linha de pesquisa da senhora? Obs: li ” A psicanalise dos contos de fadas de Bruno Betelheim e me interessei muito pelo assunto!… Por favor, aguardo ansiosa sua resposta. Ou se conheces algum professor que está trabalhando nesta área gostaria de apresentar o meu trabalho.

2. Vânia Gico says:

Professora Maria Silvia Cintra Martins, vi na folha de São Paula a reportagem “Indigena escreve livro para evitar extinção da língua de sua aldeia” sobre o livro didático com seu aluno Luciano Ariabo Quezo. PARABÉNS PELO TRABALHO !!!!!!!!!!!!

Como não consegui identificar um seu endereço de email, faço-lhe por esta via a solicitação de uma resenha sobre o livro, identificando esse trabalho, para publicação na revista CRONOS do PPGCS-UFRN . Vânia Gico (vaniagico@gmail.com).

Muito grata