XXIV Prêmio Jovem Cientista sobre o tema “Energia e Meio Ambiente” tem inscrições abertas até 30 de junho

O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho (FRM). Tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. A partir de sua primeira edição, em 1981, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras.

Neste ano, o prêmio versará sobre o tema “Energia e Meio Ambiente”. O prêmio será atribuído em cinco categorias, a saber: Graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio, orientador e mérito institucional.

A premiação para cada categoria será distinta.

Também será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionada com o tema Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro.

Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.

O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.

Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

Para consultar o regulamento do prêmio, acesse o site: http://www.jovemcientista.org.br