II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita – UFMG – 5 a 8 de outubro de 2010

O Programa de Pós-Graduação em Educação e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG convidam todos os interessados a participar do II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, nos dias 5 a 8 de outubro de 2010.

O evento pretende reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para dar continuidade às discussões sobre questões contemporâneas relativas à cultura escrita e ao letramento, assim como suas repercussões no campo do ensino e da pesquisa. O evento objetiva, além de discussões teórico-metodológicas, favorecer a consolidação de grupos de pesquisa e colaborações acadêmicas entre programas de pós-graduação, no Brasil e no exterior. Na sua terceira edição, o colóquio elegeu como tema a Diversidade e diferença na educação: cultura escrita, letramentos, políticas lingüísticas e identidades focalizando alfabetização e letramento em contextos sociolingüísticos e culturais complexos em que se identificam processos de exclusão e de tensões identitárias.

As sessões de comunicação destinam-se à divulgação de trabalhos de pesquisa, com 20 minutos para apresentação e 10 minutos para debate, devendo ser organizadas em um dos eixos temáticos abaixo:

1) A cultura escrita em ambientes escolares e não-escolares;

2) Dilemas e perspectivas em torno da alfabetização, da leitura e da escrita na escola básica;

3) Políticas lingüísticas e ensino de línguas em contextos de comunidades com especificidades culturais e identitárias (povos indígenas, do campo, geraizeiros, quilombolas, vazanteiros, agricultores, etc.)

4) A leitura e a escrita nas políticas e projetos de Educação de Jovens e Adultos;

5) A literatura nos processos de construção de especificidades culturais e identitárias;

6) Letramentos acadêmicos e formação de professores para a escola básica.

Interessados em submeter propostas devem enviar resumo ampliado até o dia 15 de julho de 2010. As vagas são limitadas!

Para maiores informações sobre o evento, normas para publicação, acesse o site: http://www.posgrad.fae.ufmg.br/