Governo Japonês oferece Bolsas de estudo para o ano de 2011

O governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Monbukagakusho), oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. São elas: bolsa de pesquisa (pós-graduação), bolsa de graduação, escolas técnicas superiores, bolsa para curso profissionalizante, treinamento para professores do ensino fundamental e/ou médio, língua e cultura japonesa.

Para cada tipo de bolsa, há um distinto processo seletivo. No caso de bolsas de pesquisa, que oferecem ao interessado a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, o processo seletivo compreende o exame de línguas e entrevista, análise de documentos e exame de entrevista. Os requisitos mínimos exigidos são: possuir nacionalidade brasileira, idade até 34 anos completados em 01/04/2011, formação universitária, disponibilidade de embarque em abril ou outubro de 2011.

Haverá algumas palestras explicativas sobre essa bolsa de estudo. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Segue abaixo o cronograma das palestras:

DATA HORÁRIO LOCAL
31/03/2010 19 às 21 horas Hotel Mercure (Paulista) Endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 87 Bela Vista – São Paulo
05/04/2010 14 às 16 horas USP (Casa de Cultura Japonesa) Endereço: Av. Prof Lineu Prestes, 159 Cidade Universitária – São Paulo
08/04/2010 12h30 às 14 horas UNICAMP (Biblioteca Central) Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda , s/n Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas
12/04/2010 14 às 16 horas MACKENZIE (Auditório Reverendo Wilson de Souza Lopes) Endereço: Rua da Consolação, 930 Consolação São Paulo
26/04/2010 18h30 às 19h30 PUC (Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg) Endereço: Rua Ministro de Godoy, 969 Perdizes São Paulo

Edifício Reitor Bandeira de Melo – ERBM 1º andar

Para maiores informações, acesse o site do Consulado Geral do Japão: http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1.htm