É lançado Dicionário de língua de sinais

Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lançou uma edição atualizada e ampliada de seu dicionário da língua brasileira de sinais (Libras).

A reportagem é da Agência Fapesp.

Chamada de Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em linguística e neurociências cognitivas, a obra traz 14 mil verbetes em português, 9.828 sinais de Libras e 56 mil verbetes em inglês.

O dicionário foi organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário Unisant’anna.

O trabalho contou com mais de 200 colaboradores e é resultado de mais de 20 anos para ser concluído. Contribuíram mestrandos, doutorandos, ilustradores de sinais e de significado e revisores, além de deficientes auditivos.

Durante o lançamento, Capovilla ressaltou a contribuição à cultura, à educação e à cidadania que a publicação deverá trazer. “Agora, uma população de cerca de 6 milhões de surdos e deficientes auditivos deixará definitivamente de ficar à margem da educação e cultura, mas poderá enriquecer a educação e a cultura brasileiras como um todo com seu idioma próprio e sua cultura própria”, disse.

A primeira versão, lançada em 2001 e intitulada Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue (Deit) da Língua de Sinais Brasileira (Libras), contou com a participação de informantes surdos da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), entidade que revisou e chancelou o trabalho. Antes dessa publicação, havia apenas pequenos manuais elaborados por entidades e profissionais que trabalhavam com surdos.

A obra de 2001 ainda contou com uma apresentação do neurologista norte-americano Oliver Sacks e ganhou em 2002 o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e também foi laureado pela Universidade Gallaudet, dos Estados Unidos.

A nova edição começou a ser elaborada em 2006 a fim de englobar os novos sinais que a Libras havia absorvido.

Capovilla prepara agora um Tratado de Educação de Surdos e um Compêndio de Avaliação do Surdo e o seu grupo de trabalho deve elaborar a Nova Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira, que também deverá contar com uma versão eletrônica. Todas essas publicações deverão ter o selo da Edusp.

Título: Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas (2 vols. Edusp, 2010).
Autores: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael e Aline Cristina L. Mauricio.
Preço: R$ 220.
Vendas: (11) 3091-4156

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11903/edusp-lanca-dicionario-de-linguagem-de-sinais.htm

2 Comments to “É lançado Dicionário de língua de sinais”

1. JULIANA ALVES says:

como faço para comprar, o mesmo ja está em livrarias?

• bf18 vehedculos por 30 mieolnls de euros?. Oiga usted, eso son casi 5000 mieolnls de pesetas. Cada vehedculo sale por me1s de 277 mieolnls de pesetas. No se9 cue1nto dinero se ahorrare1n en salarios y cotizaciones a la S.S. de los conductores, ni tampoco cue1nto de ese dinero se destina a los te9cnicos de mantenimiento o a piezas, o cue1l es la vida estimada de esos vehedculos ni cue1nta energeda consumen. Pero, afan ased, salen un poquito caros, no le parece. No se9 si estas soluciones se pagan con dinero pfablico p privado, porque no se9 de df3nde sale el dinero para los aeropuertos. Pero si es dinero pfablico, me da a med que se este1 disparando con pf3lvora del rey en nombre de la tecnologeda. Con que9 facilidad se sueltan mieolnls desde la administracif3n pfablica.