Programa “Cultura e Pensamento” abre editais de apoio a debates e revistas impressas

Notícias

O Programa Nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural “Cultura e Pensamento”, em sua terceira edição (2009-2010), está selecionando projetos de debates presenciais e projetos editoriais de periódicos impressos, de diferentes temas da cultura contemporânea.

Serão selecionados oito projetos de debates, que receberá – cada um – R$90 mil, e quatro periódicos para edição e editoração eletrônica de seis números bimestrais, que receberão R$88,8 mil cada.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, financiado pela Petrobrás e realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e pela Associação dos amigos da Casa de Rui Barbosa, além de contar com o apoio do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os editais “são abertos a propostas de intelectuais, pensadores da cultura, artistas, instituições e grupos culturais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e outros agentes, visando à promoção do diálogo sobre temas da agenda contemporânea”.

O processo de seleção dos debates presenciais será realizado em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento do formulário de inscrição online, em que o proponente deverá somente apresentar e justificar sua proposta, sem entrar no detalhamento quanto aos procedimentos de execução. Serão selecionados, para a segunda etapa, os projetos que apresentarem maior desdobramento das questões e de embate entre visões diversas, sendo os seguintes critérios de avaliação dessa pré-seleção: a abordagem da linha temática, a composição do painel de debatedores, a articulação institucional, a consonância entre os objetivos da curadoria e o formato escolhido. São as linhas temáticas sugeridas para a proposta: “biopolítica e tecnologias”; “populações de territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversidade da cultura”; “lógicas e alternativas para dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade”; “encontros e interações nas artes da cidade e na cultura contemporânea”.

A seleção dos projetos editoriais, por sua vez, objetiva a publicação e distribuição de Revistas Culturais voltadas para o mapeamento, apresentação e reflexão crítica sobre a produção cultural brasileira contemporânea. Conforme consta no edital, as publicações selecionadas poderão abarcar uma ou mais das seguintes áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, música, audiovisual, arquitetura e design, memória e patrimônio histórico, podendo estes serem associados a outros temas não previstos, desde que se apresente a justificativa conceitual de abordagem. Além do preenchimento e submissão online do formulário, a inscrição das revistas também constitui da impressão e envio deste formulário assinado pelos proponentes juntamente com os documentos obrigatórios descritos no regulamento do edital.

As inscrições das propostas tanto dos debates quanto das revistas devem ser realizadas no portal do Programa até o dia 17 de janeiro de 2010.

Para fazer o download dos editais, bem como dos formulários de inscrição, acesse o site: http://www.cultura.gov.br/culturaepensamento/index.php/2009/10/19/programa-cultura-e-pensamento-2009-2010/

Deixe um comentário