Revisa Linguasagem agora tem seu blog

Notícias


A décima edição da revista eletrônica do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufscar, voltada para a área da linguagem, está com uma novidade: o blog da Linguasagem. Além de publicar, mensalmente, estudos inscritos nos mais diversos domínios das Ciências da Linguagem, a Revista Linguasagem também está divulgando notícias, na página de seu blog.

A última notícia divulgada no blog da Liguasagem apresenta uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos brasileiros, realizada pelo Instituto Pró-Livro.

A reportagem, tirada do site globo.com, aponta que a pesquisa, intitulada “Retratos da Leitura no Brasil”, diz que “brasileiro lê pouco”. Realizada com 5012 pessoas de pouco mais de 300 municípios dos estados brasileiros, a pesquisa, segundo a reportagem, considerou não-leitor “aqueles que declararam não ter lido nenhum livro nos últimos três meses, ainda que tenham lido ocasionalmente ou em outros meses do ano”. Do ponto de vista do letramento situado, tal critério de definição do que seja leitor ou não leitor corrobora uma visão unilateral, redutora, a respeito da leitura, em que apenas as obras literárias são consideradas leitura, não sendo levando em conta as mais diversificadas práticas de leitura, envolvendo diferentes gêneros, que não só os literários. Prova disso é a fala, trazida na reportagem, do diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, que diz que “o livro é pouco presente no imaginário do brasileiro”.

Com essa concepção de leitura, obviamente que os analfabetos foram considerados não-leitores nessa pesquisa, como logo afirma no início da reportagem “São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos”.

A pesquisa ainda comenta a situação do Brasil, em que a média de leitura de livros por ano é de 1,3 (ou 4,7 “incluindo obras didáticas e pedagógicas”), com outros países, como Estados Unidos, França e Colômbia, em que o hábito de leitura desses povos é de 11, 7 e 2,4 livros por ano, respectivamente. O que não se explica é se em tais países são consideradas também apenas as obras literárias, como no caso da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, ou se entram, nessas médias, outras práticas de leitura.

Para ler mais sobre essa e outras notícias do blog Linguasagem, acesse o endereço: http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/blog/

Deixe um comentário