III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina – Memorial América Latina SP – 29 a 31 de março de 2010

O Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) convida todos a participar do III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura na América Latina “Integrar para além do mercado”, a ser realizado nos dias 29 a 31 de março de 2009, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O Simpósio tem por objetivo dar continuidade às discussões sobre as perspectivas de integração da América Latina no âmbito da cultura e comunicação.

“Com o avanço das discussões no contexto da geopolítica regional da integração do continente, o CELACC entende que é necessário um aprofundamento destas temáticas tendo em vista mudanças no cenário das indústrias culturais continentais, das políticas culturais na região e mesmo a maior visibilidade da temática da diversidade cultural, hoje reconhecida como um direito humano pela UNESCO. Assim, ‘integrar para além do mercado’ significa integrar a espacialidade das idéias, das reflexões, dos conceitos e este é o principal objetivo deste III Simpósio que terá como atividade de lançamento o Seminário ‘Utopia e identidade cultural: a América Latina na obra de Darcy Ribeiro’”.

Esta é a primeira edição do Simpósio a ser realizada no Memorial da América Latina, sendo as edições passadas realizadas na Universidade de São Paulo (USP).

O evento se inicia com uma conferência de abertura, intitulada “Perspectivas de integração da América Latina”, proferida Por Margarita Lopes Maya (Universidade central da Venezuela) e o Prof. Dr. Emir Sader (UERJ). Nos dois dias subseqüentes, o simpósio conta com mesas-redondas e três grupos de trabalho: GT I. América Latina, Globalização e Cultura, GT II. Indústria Cultural na América Latina e Políticas Culturas e GT III. Experiências de Mídia Alternativa e Cultura na América Latina.

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 13 de fevereiro de 2010.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site: http://www.eca.usp.br/nucleos/celacc/simposio/