Projeto de Inovação tecnológica em Letras é aprovado pela Capes

Notícias

Visando o fortalecimento e a promoção da Língua Portuguesa falada no Brasil, o Núcleo de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (NPGL/UFS) propôs a elaboração de um trabalho que busca realizar um mapeamento geopolítico da situação do ensino da língua portuguesa nos países integrantes do Mercosul e na Venezuela.

Intitulado “Formação docente e inovação tecnológica para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira”, o projeto foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 8 de outubro de 2009 sob o Edital MEC/CAPES e MCT/FINEP Programa Nacional de Pós-Doutoramento – PNPD/2009.

A coordenadora do NPGL, professora Lêda Corrêa, diz que o projeto “trata da articulação entre políticas de línguas, educacionais e de estado relativas à promoção e difusão da língua portuguesa, em sua variedade brasileira, na educação básica e intermediária das escolas situadas nos seus Estados-Partes [Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela]”

A aprovação ocorreu de forma integral e contará com bolsa de pós-doutor no valor de R$ 3.000, mensais, mais recurso de R$ 12.000, anuais, durante a vigência de três anos. Os valores totais dos recursos disponibilizados são de R$ 145 mil.

Para Lêda “a aprovação e realização do projeto contribuem para que a UFS consolide seu lugar ao lado de grandes centros de produção acadêmica brasileira no âmbito da docência em Português como Língua Estrangeira [PLE] que, em sua maioria, situam-se no eixo sul-sudeste”.

O projeto prevê a formação de recursos humanos na docência em PLE por meio da criação de um Núcleo de Ensino-Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (NEAPLE), que funcionará na UFS, a partir de 2010.

Estima-se também a produção de inovação tecnológica na área de Letras e Lingüística, sob a forma de dicionário de equivalência português-brasileiro e espanhol rio-platense (DIPLE) a ser pioneiro no Brasil.

“Este [projeto] atenderá à comunidade acadêmica de graduação da UFS, através da participação de alunos de Letras, na realização desse projeto, e futuramente, busca-se instituir mais uma habilitação na docência em PLE. Além disso, servirá à comunidade externa de estrangeiros residentes em Sergipe e em outras regiões brasileiras” finaliza Lêda.

Ascom UFS
comunica@ufs.br