Pesquisa na Europa investiga uso de jogos digitais no ensino

Notícias

A pesquisa “Games in Schools”, coordenada pela Scoolnet European, investigou as opiniões e práticas de professores de ensino fundamental e médio quanto ao uso de jogos digitais com propósitos educacionais de oito países da Europa: Áustria, Dinamarca, França, Itália, Lituânia, Holanda, Espanha (Catalunha) e Reino Unido.

O estudo, realizado em março de 2008 a março de 2009, consistiu de um levantamento de opiniões de mais de 500 professores, por meio de questionário com questões abertas e fechadas, estudos de casos e entrevistas com agentes políticos e experts da área.

Segundo os autores do projeto, por ser o primeiro estudo envolvendo vários países europeus, deu-se prioridade a coletar o maior número de informações possíveis. Por essa razão, considerou-se o conceito “jogos eletrônicos/digitais” num sentido bem amplo, incluindo desde vídeos-game e jogos virtuais até jogos de computador ou telefones celulares, dos mais variados tipos, incluindo jogos de aventura, simuladores, jogos de estratégia até caça-palavras.

O estudo revela que os professores desses países de fato usam jogos digitais em sala de aula, sendo quatro as principais concepções para esse uso: dar suporte para alunos com dificuldade, modernização do sistema, desenvolvimento de habilidades avançadas e preparo de futuros cidadãos que irão viver numa sociedade altamente envolvida em mundos virtuais. E as práticas analisadas, segundo os autores da pesquisa, confirmam o impacto positivo em sala de aula com o uso dos jogos digitais.

A principal justificativa dos professores respondentes ao questionário para o uso dos jogos digitais é a de que estes aumentam a motivação do aluno para o processo de aprendizagem. Outras razões foram citadas pelos participantes da pesquisa, as quais correspondem às seguintes categorias, apresentadas em ordem de recorrência: contribui com os objetivos educacionais, é relevante para o currículo (e para o estudo em grupo), promove valores adequados, promove habilidade social e aprendizagem coletiva, promove a criatividade dos alunos, pode de ser usado de maneira flexível, tem conteúdo válido e informação, fácil de compreender e usar, de fácil instalação, boa didática, os alunos se divertem enquanto jogam, dentre outras.

O estudo aponta ainda as dificuldades que os professores enfrentam quanto ao uso dos jogos digitais. Em resposta às questões abertas, eles mencionaram: dificuldade de integrar ao currículo, insuficiência de computadores disponíveis, atitudes negativas com relação aos jogos, falta de tempo, falta de informação e suporte, comportamento inapropriado das crianças, problemas técnicos, custo e escassez de recursos, dentre outros.

Essa pesquisa foi retirada do site do CLEMI (Centre de Liaison de l’Enseignement et des Médias d’Information), organização governamental francesa que dá suporte para formação de professores na área de mídia: http://www.clemi.org/fr/international-et-recherche/

Para ler a pesquisa completa, clique aqui

1 Comments to “Pesquisa na Europa investiga uso de jogos digitais no ensino”

1. Marília Curado Valsechi says:

Muito interessante esse estudo com professores da Europa! Será que aqui no Brasil há escolas em que professores fazem uso de jogos virtuais em suas práticas de ensino??…