UNESP de São José do Rio Preto divulga coleção de 8 dicionários temáticos visuais bilingües

Notícias

O grupo de pesquisa “Lexicologia e Lexicografia contrastiva”, coordenado pela docente do IBILCE Claudia Xatara, lança a coleção de Dicionários Temáticos Visuais bilíngües (DTVB), disponível no site www.dtvb.ibilce.unesp.br
Segundo a docente do Departamento de Letras Modernas Claudia Xatara, trata-se de “um conjunto de oito dicionários bilíngues (português-alemão, português-árabe, português-chinês, português-espanhol, português-francês, português-inglês, português-italiano e português-japonês), que busca auxiliar a aquisição, memorização e tradução de um vocabulário básico desses idiomas.
Cada dicionário apresenta cerca de 2.600 palavras mais frequentes em língua portuguesa com seus equivalentes em cada idioma, divididas em 30 temas, como ‘Alimentação’, ‘Edifícios e Estabelecimentos’, ‘Lazer e Cultura’ e ‘Profissões e Ocupações’. Toda entrada vem acompanhada de ilustrações e o conjunto de entradas de cada tema é distribuído em níveis de aprendizagem, considerando-se as três etapas tradicionais: inicial, intermediária e avançada.
A obra é inédita por constituir um primeiro vocabulário fundamental do português brasileiro, ainda que exclua as palavras que não podem ser definidas visualmente, como as abstratas”.
Para a coordenadora Cláudia, a importância da coleção está ligada à escolha da perspectiva dos verbetes, a segmentação do vocabulário e também “por ser on-line, tem acesso gratuito e é suscetível de atualizações constantes, bastando que qualquer usuário entre em contato conosco e nos proponha sugestões pertinentes”.
Para consultar as obras, basta acessar seu endereço eletrônico: www.dtvb.ibilce.unesp.br

Deixe um comentário