2006 – III Oficina do grupo de pesquisa “Letramento do Professor"
A III Oficina do grupo de pesquisa “Letramento do Professor”, realizada nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2006, no IEL/Unicamp, contou com a participação de trinta e dois pesquisadores (docentes e pós-graduandos) vindos de diferentes universidades, quais sejam: Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Taubaté, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Estadual da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A partir de diferentes olhares e objetos de estudo, cada pesquisador trouxe a sua contribuição para o debate em torno das práticas de letramento do professor (em formação e/ou em serviço) e do educador popular, de forma a salientar as relações entre as pesquisas em andamento, os estudos do letramento desenvolvidos até o momento e suas implicações na inserção social de cidadãos e cidadãs (professores, alunos, educadores populares), por meio de agências escolares e não escolares de letramento.
“Práticas do professor” (aulas – leituras – saberes) |
|
Comunicação |
Pesquisador |
A recepção do gênero livro didático de Língua Portuguesa. |
Clecio Bunzen |
As ações do professor-formador nas atividades de correção/análise de textos acadêmicos em cursos de formação de professores. |
Juliana Alves Assis PUC-MG |
O texto do professor no texto do aluno: intenções, significados e resultados. |
Maria Eugênia D’Elia |
O ensaio jornalístico em sala de aula: implicações para a formação do professor. |
Ma Assunção Medeiros |
Estabelecendo fronteiras entre a narrativa e o relato |
Ana Maria Paz |
Percursos de letramento: o quê e como lêem os professores? |
Leila Borges da Silva FE/UNICAMP |
A construção de identidade leitora por educadoras populares. |
Claudia Vóvio |
O discurso pedagógico do professor: os caminhos da produção do conhecimento no exercício da profissão docente. |
Ma Cristina Tempesta |
As práticas de escrita no cotidiano do professor: os projetos de ensino. |
Ma do Socorro Oliveira |
O letramento teórico-conceitual do professor. |
Cosme dos Santos |
Análise das concepções pedagógicas na formação continuada dos professores oferecida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (1987-2000). |
Ma Cristina de Oliveira Alves FE/UNICAMP |
Implicações do conceito de letramento nas aulas de produção de textos escritos em língua materna: a experiência de uma professoranda do PROBÁSICA. |
Glícia Azevedo Tinoco |
Retórica, invenção e escrita |
Alzir Oliveira |
A (re)construção da noção de avaliação em textos de alunos universitários. |
Elaine K. Santana Silva |
“Paradigmas de pesquisa na área dos estudos de letramento” |
|
Comunicação |
Pesquisador/Instituição |
Singularidades nas práticas de leitura de professores em formação: alguns apontamentos para os estudos do letramento. |
Ana Lúcia Guedes-Pinto |
O letramento na trajetória de engajamento de jovens da periferia urbana. |
Vera Masagão Ribeiro |
Pesquisa qualitativa e quantitativa: uma discussão metodológica. |
Simone B. B. da Silva IEL/UNICAMP |
“Instrumentos de pesquisa na área dos estudos de letramento” |
|
Comunicação |
Pesquisador/Instituição |
O diário como instrumento para a formação de professores. |
Eveline M. T. Oliveira |
Raça e identidades: discursos do movimento hip hop. |
Ana Lúcia Silva Souza |
Dos temas geradores ao trabalho com projetos: um caso de reinterpretação. |
Ma Sílvia C. Martins |
“Práticas de formação de professores: instrumentos” |
|
Comunicação |
Pesquisador/Instituição |
Momentos e lugares da leitura nas narrativas de professores em formação. |
Geisa Genaro Gomes |
Um estudo sobre a autoria discursiva em memoriais de professores em formação |
Jane Quintiliano Silva |
A formação inicial e em serviço no cotidiano: o que nos contam os profissionais das creches. |
Márcia Pinheiro FE/UNICAMP |
Educar na diversidade: modos de subjetivação de professores afrodescentedentesb |
Marluce P. da Silva |
“Identidade e representação social” |
|
Comunicação |
Pesquisador/Instituição |
Orquestração de vozes em gêneros acadêmicos: em direção à construção identitária. |
Ariadne de Freitas, Ma de Jesus Aires, Ma do Carmo Almeida, Ma Letícia Rechdan,Vera Renda UNITAU |
O discurso didático e o seu funcionamento: ressonâncias de vozes e formações discursivas. |
Fernanda Coelho |
Representações sociais e práticas de linguagem. |
Angela Kleiman, UNICAMP |