2006 – III Oficina do grupo de pesquisa “Letramento do Professor"

Eventos

A III Oficina do grupo de pesquisa “Letramento do Professor”, realizada nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2006, no IEL/Unicamp, contou com a participação de trinta e dois pesquisadores (docentes e pós-graduandos) vindos de diferentes universidades, quais sejam: Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Taubaté, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Estadual da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A partir de diferentes olhares e objetos de estudo, cada pesquisador trouxe a sua contribuição para o debate em torno das práticas de letramento do professor (em formação e/ou em serviço) e do educador popular, de forma a salientar as relações entre as pesquisas em andamento, os estudos do letramento desenvolvidos até o momento e suas implicações na inserção social de cidadãos e cidadãs (professores, alunos, educadores populares), por meio de agências escolares e não escolares de letramento.

 “Práticas do professor” (aulas – leituras – saberes)

Comunicação

Pesquisador
Instituição

A recepção do gênero livro didático de Língua Portuguesa.

Clecio Bunzen
IEL/UNICAMP

As ações do professor-formador nas atividades de correção/análise de textos acadêmicos em cursos de formação de professores.

Juliana Alves Assis

PUC-MG

O texto do professor no texto do aluno: intenções, significados e resultados.

Maria Eugênia D’Elia
FE/UNICAMP

O ensaio jornalístico em sala de aula: implicações para a formação do professor.

Ma Assunção Medeiros
UFRN

Estabelecendo fronteiras entre a narrativa e o relato

Ana Maria Paz
UFRN

Percursos de letramento: o quê e como lêem os professores?

Leila Borges da Silva

FE/UNICAMP

A construção de identidade leitora por educadoras populares.

Claudia Vóvio
IEL/UNICAMP

O discurso pedagógico do professor: os caminhos da produção do conhecimento no exercício da profissão docente.

Ma Cristina Tempesta
FE/UNICAMP

As práticas de escrita no cotidiano do professor: os projetos de ensino.

Ma do Socorro Oliveira
UFRN

O letramento teórico-conceitual do professor.

Cosme dos Santos
UNEB

Análise das concepções pedagógicas na formação continuada dos professores oferecida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (1987-2000).

Ma Cristina de Oliveira Alves

FE/UNICAMP

Implicações do conceito de letramento nas aulas de produção de textos escritos em língua materna: a experiência de uma professoranda do PROBÁSICA.

Glícia Azevedo Tinoco
IEL/UNICAMP

Retórica, invenção e escrita

Alzir Oliveira
UFRN

A (re)construção da noção de avaliação em textos de alunos universitários.

Elaine K. Santana Silva
PUC-MG

“Paradigmas de pesquisa na área dos estudos de letramento”

Comunicação

Pesquisador/Instituição

Singularidades nas práticas de leitura de professores em formação: alguns apontamentos para os estudos do letramento.

Ana Lúcia Guedes-Pinto
FE/UNICAMP

O letramento na trajetória de engajamento de jovens da periferia urbana.

Vera Masagão Ribeiro
AÇÃO EDUCATIVA

Pesquisa qualitativa e quantitativa: uma discussão metodológica.

Simone B. B. da Silva IEL/UNICAMP

 

“Instrumentos de pesquisa na área dos estudos de letramento”

Comunicação

Pesquisador/Instituição

O diário como instrumento para a formação de professores.

Eveline M. T. Oliveira
UNICAMP – UNITAU

Raça e identidades: discursos do movimento hip hop.

Ana Lúcia Silva Souza
IEL/UNICAMP

Dos temas geradores ao trabalho com projetos: um caso de reinterpretação.

Ma Sílvia C. Martins
IEL/UNICAMP

“Práticas de formação de professores: instrumentos”

Comunicação

Pesquisador/Instituição

Momentos e lugares da leitura nas narrativas de professores em formação.

Geisa Genaro Gomes
FE/UNICAMP

Um estudo sobre a autoria discursiva em memoriais de professores em formação

Jane Quintiliano Silva
PUC-MG

A formação inicial e em serviço no cotidiano: o que nos contam os profissionais das creches.

Márcia Pinheiro

FE/UNICAMP

Educar na diversidade: modos de subjetivação de professores afrodescentedentesb

Marluce P. da Silva

 

“Identidade e representação social”

Comunicação

Pesquisador/Instituição

Orquestração de vozes em gêneros acadêmicos: em direção à construção identitária.

Ariadne de Freitas, Ma de Jesus Aires, Ma do Carmo Almeida, Ma Letícia Rechdan,Vera Renda

UNITAU

O discurso didático e o seu funcionamento: ressonâncias de vozes e formações discursivas.

Fernanda Coelho
PUC-MG

Representações sociais e práticas de linguagem.

Angela Kleiman, UNICAMP
Maria de Lourdes Matencio,PUC-MG

Deixe um comentário