II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca escolar: a prática em evidência – USP – 18 a 21 de outubro de 2011

Nos dias 18 a 21 de outubro de 2011, acontece, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca escolar: a prática em evidência.

Três serão os temas debatidos nesse evento: comunidades de prática, competências em informação e pesquisas e investigação.

Organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e International Association of School Librarianship (IASL), o evento tem como objetivos:

• · Analisar as mudanças desafiadoras no ambiente educacional, oriundas das novas tecnologias e redes sociais, as quais refletem diretamente no papel de educador.
  • · Compreender a importância da Competência em Informação na formação dos estudantes e atualização dos profissionais da Educação.
  • · Promover a pesquisa e investigação na área de  Biblioteconomia escolares.
  • · Estimular a criação de grupos e fóruns permanentes para discussão e desenvolvimento da Biblioteconomia escolar no Brasil.

Programa

O primeiro dia é programado para visitas dos convidados internacionais às escolas de Biblioteconomia em São Paulo.
No dia seguinte, durante a Pré-conferência de Pesquisadores e Acadêmicos, será apresentado por meio da metodologia de ateliers vários temas: a importância da Pesquisa e Investigação; as ações que promovem a criação de Comunidades de Práticas, presenciais ou virtuais; a introdução e ensino de Competência em Informação nas escolas. A contribuição virá de professores e bibliotecários de países como Alemanha, África do Sul, Peru, Portugal e Brasil. No mesmo dia haverá a possibilidade de participar de workshop, mini-cursos, visitas técnicas e culturais.
No terceiro haverá uma Conferência Geral agregando os três temas do evento, além do coquetel de confraternização. No quarto dia, o debate abordará a Biblioteca Escolar e seus Desafios: Sugestões e Soluções reunindo bibliotecários e acadêmicos do mundo inteiro.

PALESTRANTES INTERNACIONAIS CONVIDADOS

Dra. Nancy Everhart  (Estados Unidos) \
Presidente AASL – American Association of School Libraries  (Associação Americana de Bibliotecas Escolares)
Dra. Aurora de la Vega (Peru)
Professora de Universidad Catolica de Perú
Dr. Prof. Albert K. Boekhorst (Holanda)
Coordenador UNESCO TTT
Prof. Guenther Schlamp (Germany)
LAG Schulbiblioteken in Hessen e.V
Dr. Prof. Diljit Singh ( Malasia)
Presidente da IASL
As inscrições devem ser realizadas no site do evento. E o endereço para contato é: faleconosco@fibe2011.com.br
Maiores informações no site: http://www.acquaviva.com.br/sisconev/index.asp?Codigo=34,5
Para colocar em Chamara para publicação
Revista Educação & Docência recebe trabalhos para compor seu segundo volume [fonte vermelha]

A Revista Educação & Docência do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) está recebendo trabalhos para compor seu segundo volume.

Lançada em 2010, a Revista tem caráter semestral e seu objetivo consiste em promover discussões sobre temas relevantes para a área da docência. Recebe artigos, resenhas e relatos de experiência na área da Educação Escolar, escritos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.

A submissão de trabalho deve vir, necessariamente, acompanhada de declaração expressa do(s) autor(es), autorizando sua publicação na revista. O trabalho deverá ser submetido até o dia 30 de agosto de 2011.

Para consultar as normas da Revista, acesse o site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/revista/index.php