Nos dias 22 a 24 de setembro de 2011, acontece o II Seminário Interação e Subjetividade no ensino de línguas (II SISEL), a ser realizado na Universidade Federal do Pará.

Segundo os organizadores, o evento propõe “instigar uma reflexão ativa sobre os rumos que o ensino de língua vem tomando no Brasil, propondo que cada participante tome a palavra não apenas para expor o trabalho que vem desenvolvendo, mas para discutir de que forma os resultados de seu trabalho podem ajudar a responder se dá no mesmo ensinar gêneros e trabalhar com textos”.

A escolha do tema do evento está relacionada ao fato de que “as propostas de ensino centradas no gênero e aquelas centradas no texto assemelham-se em diversos pontos. Em comum, elas preconizam, por exemplo, que os textos produzidos pelos alunos devem ser tomados como parâmetro para a avaliação dos conhecimentos que eles já possuem, ou ainda, que a organização dos conteúdos de ensino deve orientar-se por uma avaliação constante dos avanços dos alunos e não por uma suposta escala universal de complexidade. Mas há espaços em que os conceitos de gênero e de texto deixam de se recobrir e, tomados como finalidade última do ensino, conduzem a conseqüências muito distintas”. Nessa perspectiva, o evento se propõe a discutir as consequências distintas de se trabalhar com o gênero do texto ou se trabalhar com o texto propriamente dito.

As inscrições com apresentação de trabalho (modalidade comunicação oral) se iniciam no dia 1 de abril e vão até o dia 31 de julho de 2011.

Para apresentação de comunicações de pesquisa, podem inscrever-se alunos de graduação, graduados, professores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e pesquisadores. As comunicações terão duração de 15 minutos, com mais 5 minutos para debate. Cada participante pode submeter apenas um trabalho para comunicação. Para inscrever trabalhos para comunicação oral, o participante deve enviar ficha de inscrição preenchida e resumo ou trabalho completo ao endereço sisel2011@yahoo.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição via boleto bancário. A ficha de inscrição e as instruções para geração de boleto bancário estarão disponíveis no site do evento, que entrará no ar quando da abertura das inscrições em 01/04/2011. Os trabalhos submetidos ao II SISEL serão avaliados pelo comitê científico do evento. Os autores de trabalhos aceitos receberão uma carta de aceite pelo endereço eletrônico indicado na ficha de inscrição.

Mais informações serão divulgadas no site do evento no ar a partir de 1 de abril de 2011.

Clique aqui para ler a Circular do evento.

4 Comments to “II Seminário Interação e Subjetividade no ensino de línguas (SISEL) – UFPA – L 22 a 24 de setembro de 2011”

1. Gostaria de saber como faço para me inscrever como ouvinte?.

2. Quais são os horarios do congresso? onde acho a programaçao completa?obrigado

• Oi Leandro! Vocea fez um belo trabalho, de1 vatdone de ver mais, a relae7e3o professoraluno e9 muito intensa, precisavamos ter mais espae7os para falarmos sobre ela. Umabrae7o, Cynthia.

3. O Evento tem dois meios de informação: 1- o site do evento: http://www.2sisel.com.br ; 2- http//:gruposisel@blogspot.com.
    Desde já destaco que será um dos mais importantes eventos na área de ensino de línguas.
    Muito obrigada,
    Ass: Hilda Freittas, (graduada pela UFPA)