Abertas inscrições para Bolsas para Estudos Acadêmicos de Pó-Graduação da OEA 2012-2013

O Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura (DDHEC) comunica o anúncio de bolsas que a OEA (Organização dos Estados Americanos) outorga para Estudos Acadêmicos de Pós-graduação em período integral e/ou pesquisa conducente a um título, para o processo seletivo 2012-2013.

De acordo com o Manual de Procedimentos para o Programa de Bolsas de Estudos da Organização dos Estados Americanos, há dois tipos de bolsas de estudos de pós-graduação: Bolsas colocadas pela OEA e Bolsas Auto-colocadas, que vai operar na seguinte base:

• Dentro das capacidades existentes da Secretaria Geral, pelo menos dois terços do orçamento do fundo regular disponível para novas bolsas de Pós-graduação para cada ano deverá ser utilizado para as bolsas do tipo “colocado pela OEA” (em que a OEA procura a colocação do beneficiário em uma universidade em outra instituição educacional dentro do Consórcio de Universidades). Isso quer dizer que nada mais que um terço do orçamento do fundo regular deverá ser utilizado para bolsas do tipo “auto-colocada” (O estudante busca sua admissão diretamente em uma Universidade ou Instituição Educacional de sua escolha esse candidata separadamente a uma bolsa da OEA, que possui uma disponibilidade financeira limitada.

• Pelo menos duas bolsas para estudos acadêmicos ou pesquisa devem ser outorgadas por Estado Membro, dando prioridade aos países menos desenvolvidos.

• Nenhum Estado membro deverá receber em suas universidades mais de 40% do número total de beneficiários das bolsas de estudos para estudos de pós-graduação.

• O limite máximo de US$30,000 será estabelecido sobre o custo total de cada bolsa de estudo por período acadêmico, incluindo passagens aéreas de ida e volta, matrícula e taxas obrigatórias, subsídio anual para compra livros, subsídio mensal para subsistência, seguro saúde e custos administrativos.

O Programa de Bolsas de Estudo da OEA vai matricular os bolsistas em Universidades que pertencem ao Consórcio de Universidades da OEA ou em outras instituições de ensino superior com as quais a OEA negociar admissão.  Como foi estabelecido pelos Estados Membros, o número de bolsas do tipo auto-colocadas continuarão sendo em média uma (1) por país.

Ainda segundo documento da DDHEC, são requisitos básicos de elegibilidade para os postulantes:

1. Ser cidadão ou residente permanente legal de um Estado Membro.

2. Ter um título universitário ao momento de apresentar a postulação ao Organismo Nacional de Enlace (ONE).

3. Encontrar-se em bom estado de saúde física e mental para completar o programa de estudo.

4. Dominar o idioma do país e/ou do programa de estudos.

5. Os candidatos a programas presenciais devem se comprometer a voltar ao país patrocinador para permanecer por um período mínimo de 24 meses depois de haver terminado o programa de estudos para o qual receberam a bolsa.  Os candidatos a programas de ensino a distância (online) devem se comprometer a permanecer no país patrocinador pelo mesmo período de tempo.

Informações gerais das bolsas, requisitos e processo de postulação encontram-se disponíveis, para aqueles candidatos interessados em se postular, no site de bolsas do DDHEC em www.educoas.org

As perguntas relacionadas ao processo de apresentação de solicitações podem ser enviadas a  scholarships@oas.org

Clique aqui para acessar documento do anúncio de bolsas

Clique aqui para guia e anexos para os organismos nacionais de enlace