Visita ao CLEMI, França

Rosana Cunha conversa com Sra. Faouzia Cherifi, responsável .pelo centro de documentação (CLEMI – Centre de Liaison de l’Enseignement et des Moyens d’Information).

Nos dias 20 e 21 de agosto último, Rosana Cunha, doutoranda em Lingüística Aplicada da UNICAMP orientada pela Professora Angela Kleiman, visitou o CLEMI – Centre de Liaison de l’Enseignement et des Moyens d’Information, cuja sede fica em Paris, França. Fundado há mais de 20 anos, o CLEMI é uma entidade oficial, ligada ao Ministério da Educação francês, e tem por objetivo “promover, sobretudo por meio de ações de formação, a utilização pluralista dos meios de informação dentro do ensino a fim de favorecer uma melhor compreensão pelos alunos do mundo que os cerca, por meio do desenvolvimento de seu senso crítico”.

A entidade tem unidades espalhadas pelas principais cidades francesas, que funcionam sempre em parceria com as universidades locais, cujas reitorias designam um coordenador para promover e acompanhar os projetos de mídia nas escolas. Com uma ação focada principalmente na formação de professores, o CLEMI presta também consultorias e oferece cursos regularmente nos diversos seguimentos midiáticos: jornal impresso, jornal online, rádio, televisão etc.

Em sua visita ao CLEMI, Rosana foi recebida pela Srª Faouzia Cherifi, responsável pelo Setor de Documentações, que fez questão de lhe mostrar todas as instalações da entidade, entre as quais se destacam um estúdio de rádio e um grande auditório dotado de telão e computadores, usado principalmente nos cursos de formação. O CLEMI constitui também um grande centro de documentação, agrupando mais de 4 mil obras que tratam do tema, entre livros, cartilhas, teses acadêmicas etc, as quais podem ser consultadas, sob agendamento, no local. Seu acervo conserva ainda mais de 45 mil exemplares de jornais escolares de todo o país e do exterior, abrangendo todas as etapas do ensino básico e fundamental; ou seja, jornais produzidos por alunos que vão do maternal até o Liceu (correspondente ao segundo grau no Brasil). Além disso, a entidade promove anualmente um concurso de jornais escolares, em todo o país, que conta, a cada ano, com cerca de 1000 participantes entre jornais impressos e virtuais.

Após sua conversa com a representante do CLEMI, Rosana fez questão de doar à entidade 3 exemplares de cada um dos jornais produzidos pelos alunos participantes da pesquisa de campo para sua tese de doutorado, intitulada “Jornal Escolar: raio de ações, rede de significações. Da formação do aluno à formação do professor”, que foi realizada em uma escola pública do interior de São Paulo. O tema de pesquisa de Rosana trata justamente de como o jornal escolar pode ser um fio condutor para desenvolver a escrita a partir das práticas sociais dos alunos, estimulando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de sua consciência crítica e cidadã, e permitindo ainda trabalhar a formação continuada do professor.

Em suas pesquisas sobre o tema jornal escolar, Rosana acabou por encontrar na internet a página do CLEMI e decidiu entrar em contato para tentar obter algum material. “Escolhi viajar para Paris justamente para tentar visitar o CLEMI; queria ter acesso ao acervo deles e também adquirir algumas obras que encontrei na página da internet e que julguei serem interessantes para meu trabalho. Agendei a visita e, mesmo com as instalações em reforma, fui muito bem-recebida; valeu muito a pena”, afirma Rosana.

1 Comments to “Visita ao CLEMI, França”