Obra completa de Machado de Assis é digitalizada

Agora está muito mais fácil adquirir a obra completa do célebre escritor brasileiro Machado de Assis. Basta um clique na internet para ter acesso às mais diversas obras do autor, desde os romances mais famosos, como “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, contos e crônicas, até suas poesias e peças de teatro.

A digitalização da obra completa de Machado de Assis faz parte de um projeto realizado em parceria entre o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, e o MEC, iniciado em dezembro de 2008.

O projeto surgiu como parte das atividades do centenário da morte do escritor, com o objetivo geral de ampliar o acesso à obra machadiana aos estudantes dos diferentes níveis de ensino e ao público leitor em geral.

Segundo os coordenadores do projeto, desde 2000, as obras de Machado já haviam sido colocadas na internet, por meio da Biblioteca Digital do NUPILL, à disposição dos usuários, sem ônus de qualquer espécie. No entanto, essa edição digital apresentava lacunas a serem corrigidas. Assim, além da edição da Obra Completa Machadiana da Editora Nova Aguilar – utilizada para a primeira digitalização sob a responsabilidade de Afrânio Coutinho –, foram também utilizadas a edição das obras de Machado da Editora W. M. Jackson, com 31 volumes, lançada em 1937, e uma edição crítica preparada por uma comissão nomeada pelo MEC que reunia algumas das obras mais importantes do autor, cujos volumes foram lançados no início da década de 70.

Este projeto pretende-se, portanto, constituir-se em uma edição mais completa possível, embora não possa ser considerada uma edição crítica e completa. Não é crítica, pois não há um cotejo com as edições publicadas em vida do autor, incluindo as notas explicativas; nem completa, pois não contempla escritos ainda não repertoriados, escritos publicados somente em periódicos e escritos cuja autoria ainda deve ser estabelecida. O corpus selecionado para essa edição digitalizada compreende “aquilo que Machado de Assis produziu com o fim de publicar profissionalmente”, ou seja, as obras que “o autor decidiu publicar em vida e que se referem a aspectos da vida literária brasileira”, o que exclui, por exemplo, as cartas, mesmo que tenham valor literário.

A obra completa de Machado digitalizada pelo NUPILL está no site: http://www.machadodeassis.ufsc.br/apresentacao.html