O grupo Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação (Lapf), do Departamento de Educação da PUC-RIO convida a todos os interessados a participar do “Seminário Panorama Quilombola: Experiências e Políticas em Educação, Terra e Cultura”, a ser realizado na PUC-Rio, nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro de 2009.

Recém criado, o grupo Lapf se desenvolve pesquisas voltadas para o estudo da relação “entre os processos de formação e agenciamentos de identidades e os processos de produção e transmissão do conhecimento, em suas modalidades escolar e não-escolar”. No blog do grupo, além da descrição do evento, é possível ter acesso aos Gts e Oficinas dos quais o grupo participou, textos de seus integrantes, além dos cursos e seminários realizados.

O objetivo do Seminário Panorama Quilombola, segundo seus organizadores, “é abrir mais um espaço público de discussão sobre o tema, baseado em uma proposta interdisciplinar e plural. Nele, reuniremos experiências e reflexões da academia, da atuação militante e dos gestores públicos sobre três dos campos temáticos mais importantes para a atual conjuntura quilombola: a regularização fundiária, a proteção, incentivo ou patrimonialização da cultura e a educação nas áreas quilombolas, seja ela escolar ou não escolar, de corte comunitário e tradicional ou associada aos projetos de desenvolvimento local.”

As inscrições para apresentação em Sessões Coordenadas vão até o dia 15 de novembro.

Para conhecer um pouco mais sobre o grupo, consultar a programação do evento e fazer download da ficha de inscrição, acesse o site:

1 Comments to “Seminário Panorama Quilombola: Experiências e Políticas em Educação, Terra e Cultura – 30 de novembro a 02 de dezembro de 2009, PUC-RIO”