Perguntas freqüentes

É possível eu participar do Grupo Letramento do Professor? O que devo fazer para participar do Grupo Letramento do Professor?

O grupo “Letramento do Professor” é um grupo de pesquisa, formado por professores e alunos, a maioria de pós-graduação, de diversas instituições (UNICAMP, PUC-MINAS, UNITAU, UNIFESP, UFSCAR, UNEB, UFRN) que seguem a perspectiva dos Estudos do Letramento em suas pesquisas, e que iniciaram no grupo a partir de um trabalho de pesquisa orientado por algum professor pertencente a esse grupo. Trata-se de um grupo de pesquisa – não de estudo – razão pela qual não é possível participar do grupo senão por meio da realização de um trabalho de pesquisa, que siga a perspectiva teórica dos Estudos do Letramento, e que seja orientado por um docente integrante do Grupo.

 

Gostaria de publicar um artigo no site Letramento do Professor, o que devo fazer?

O site “Letramento do Professor” é um espaço virtual do nosso grupo de pesquisa em que divulgamos trabalhos já publicados de membros do Grupo (artigos e resenhas), além de notícias, Chamadas para Congressos e para publicações na área da linguagem, eventos em que os integrantes do grupo participaram. O site não corresponde a um periódico ou revista eletrônica, portanto, não tem valor para publicação (não possui ISBN/ ISNN); os artigos e resenhas dos membros do Grupo que estão no site já foram publicados em outras revistas ou periódicos (eletrônicos ou não). Por essas razões, não recebemos trabalhos para publicação.

 

Me interessei em participar de um congresso divulgado no site. Como faço para me inscrever?
Os eventos divulgados no site não são necessariamente organizados pelo Grupo; são eventos relacionados à área da linguagem, educação, cultura, etc que podem interessar aos membros do Grupo e visitantes do site. Mas todas as chamadas divulgadas têm o link de acesso ao site do evento, ao final da página. É só acessar o endereço adequado para saber mais informações do evento desejado.

 

Como faço para entrar em contato com membros do Grupo Letramento do Professor?
Contatar membros do grupo é bem simples! Basta acessar o link “contato”, escrever sua mensagem que respondemos para seu email pessoal!

 

Como faço para receber as atualizações do site?
Para receber as atualizações do site em seu email pessoal, basta fazer seu cadastro na página inicial!

31 Comments to “Perguntas freqüentes”


  1. Vanessa Caroline says:

    Olá, gostaria de saber se ainda está fazendo inscrição para ouvinte!

    1
  2. Antonio Magalhães says:

    Boa tarde

    Gostaríamos de convidar a professora Doutora Angela B. Kleiman para ministrar uma palestra no VIII Encontro de Educadores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação Cultura de Uberaba, que está previsto para Maio/2011. Quais as vias que podemos utilizar para efetivar o convite e fechar orçamentos.

    Grato antecipadamente

    Antonio Carlos Tomás Fialho Magalhães

    2
    • wellington says:

      Boa tarde Sr Antonio encontramos sua carteira com alguns documentos seus aqui na Avenida Santos Dumont em Uberaba, trabalho na Radar Veículos…fone pra contato (34) 9254-4307

      3
  3. Prezados, eu preciso com certa urgência do e-mail da prof.ª Juliana Alves Assis. Sou aluno do mestrado da UFES e preciso solicitá-la uma cópia de sua dissertação defendida em 1995, para que possa citá-la.

    4
  4. Ola,
    Gostaria de receber informacoes sobre as escolas existentes em Campinas que
    tenham alfabetizacao para adultos e como cadastrar-se para a funcao de educadora. Grata

    5
  5. Bom Dia,
    A senhora podia enviar por email a ementa da palestra realizada em Diadema no dia 01/07/10 sobre o ll seminario do Ensino Fundamental de 9 anos.
    Desde já agradeço pela atenção

    Regiane Prates

    6
  6. sonia fátima says:

    Olá;
    Adoraria adquirir o livro “Letramentos” que foi lançado em homenagem à Professora Angela Kleiman. Aqui em minha cidade não tem, moro em Três Lagoas, MS. Pesquiso o letramento profissional no mestrado, e, esse livro irá contribuir com meu trabalho.
    Obrigada
    sonia fatima

    7
  7. Alex-Sandra says:

    Boa tarde!
    Preciso entrar em contato com as seguintes professoras:
    Graça Sette
    Maria Ângela Paulino
    Rosário Starling
    Seria possível vocês me enviarem um e-mail para que eu possa convidá-las para um evento em minha escola?
    Obrigada,
    Alex-Sandra

    8
  8. Olá, sou a jornalista Ligya Aliberti, que escreveu a matéria publicada neste site no link http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/?p=954. Gostaria de solicitar uma correção no segundo parágrafo. Em vez do nome da professora Claudia Xatara, do departamento de letras modernas, foi colocado o meu nome. Por favor, façam a modificação. Obrigada, Ligya

    9
  9. cristiane says:

    Olá, gostaria se fosse possível do email da historiadora Soraya MOura, filha de Clóvis Moura, pois estamos criando um núcleo com o nome do pai da mesma e pretendemos contar com a presença dela em um evento que iremos realizar em maio.Desde já obrigada.

    10
  10. Simone Bueno Borges da Silva says:

    Queridos,

    Depois de dois anos sufocada por atividades administrativas aqui na UFBA, vejo-me planejando a volta às minhas atividades acadêmicas preferidas (ensino e pesquisa). Por isso, quero voltar a participar mais ativamente das atividades do grupo. A primeira providência, tomo agora, solicitando que, por gentileza, recadastrem meu e-mail no grupo. Recebo as informações pelo e-mail do BOL, que tem serviço péssimo. Gostaria de usar meu endereço do gmail para manter contato com o grupo. Assim, peço que troquem meu endereço de simonebbs@bol.com.br para simonebbs70@gmail.com

    Muito Obrigada,

    Um abraço a todos,

    Simone

    11
  11. Briquet de Lemos says:

    Gostaria que publicassem notícia sobre o lançamento deste livro:

    BIBLIOTECA ESCOLAR
    Adelaide Ramos e Côrte; Suelena Pinto Bandeira
    Prefácio de Iara Conceição Bitencourt Neves
    Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011
    176 p.

    ISBN 978-8585637446

    Não têm faltado discursos, projetos e programas que louvem, planejem e financiem a biblioteca escolar. A realidade, porém, como foi constatado no censo escolar de 2010, cujos resultados preliminares foram divulgados no início de 2011, ainda é muito decepcionante.

    Um terço somente (30,4%) das escolas de ensino fundamental dos cinco primeiros anos possui bibliotecas. E esse número engloba tanto as escolas públicas quanto particulares. À medida que se ascende na sequência de ensino, a situação fica menos ruim. Do sexto ao nono ano, o percentual de escolas com biblioteca passa para 58,7% e no ensino médio chega a 74%.

    O fato é que mais de 96 mil escolas onde são ministrados os anos iniciais do ensino fundamental não contam com bibliotecas que atendam aos corpos docente e discente e ao pessoal administrativo. E são quase 26 mil as escolas dos anos finais do ensino fundamental que nada têm a oferecer quanto a serviços de bibliotecas. O número absoluto no ensino médio é de quase sete mil escolas.

    Nos anos iniciais do ensino fundamental, período crucial para a formação de futuros leitores e usuários da informação, mais de oito milhões de crianças não tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar os serviços de uma biblioteca escolar. Nos anos finais são cinco milhões e no ensino médio são pouco mais de dois milhões de carentes de biblioteca escolar. O total, em números absolutos, chega, portanto, a cerca de 15 milhões de estudantes privados da oportunidade de usufruir da leitura e do estudo extraclasse que, entre outros serviços, a biblioteca escolar pode oferecer.

    Falta ainda conhecer dados que confirmem aquilo que os educadores e bibliotecários já conhecem: são poucas as bibliotecas escolares existentes que prestam realmente os serviços que lhes competem. Com acervos pobres e desorganizados, mal-instaladas, desconfortáveis, carentes de pessoal qualificado, são muitas vezes transformadas no limbo para onde são excluídos os funcionários problemáticos, doentes ou ansiosos pela aposentadoria.

    O objetivo deste manual é contribuir para o amplo processo de capacitação e qualificação de pessoal que será necessário para levar a biblioteca escolar a todos os estudantes no menor prazo possível. E dessa forma completar o esforço maior voltado para a melhoria da qualidade da educação.

    Adelaide Ramos e Côrte fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na Universidade de Brasília. Sua larga experiência profissional foi obtida em biblioteca especializada e universitária. Participou ativamente do movimento associativo na Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal.

    Suelena Pinto Bandeira fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na Universidade de Brasília. Trabalhou em vários tipos de bibliotecas: escolar, pública, universitária, especializada, bem como em centros de documentação e informação. Dela nesta editora: O mestre dos livros: Rubens Borba de Moraes (2007).

    Sumário

    Prefácio, Iara Conceição Bitencourt Neves, v
    1 A biblioteca escolar e sua importância no aprendizado da leitura e na educação 1
    2 Os usuários da biblioteca escolar 10
    3 Os profissionais que fazem a biblioteca escolar 12
    4 Planejamento e organização do espaço físico 19
    5 Administrando a biblioteca 35
    6 Como deve ser o acervo de uma biblioteca escolar 53
    7 Seleção, aquisição e desenvolvimento do acervo 61
    8 Preparando para usar 69
    9 A organização do acervo nas estantes 103
    10 O serviço de referência 105
    11 Serviços e produtos oferecidos pela biblioteca 112
    12 Realizando pesquisas escolares 121
    13 Dinamização da biblioteca escolar 127
    14 Orientação para a informatização da biblioteca 132
    15 Conservando e preservando o acervo 140
    16 Perguntas importantes 144
    Referências 150
    Texto de apoio 1: Lei n° 12 244, de 24 de maio de 2010 153
    Texto de apoio 2: Modelo de estatuto da sociedade de amigos da biblioteca 153
    Texto de apoio 3: Sinopse da CDD 160
    Texto de apoio 4: Sinopse da CDU 163
    Texto de apoio 5: Modelo de regulamento de uma biblioteca escolar 165
    Texto de apoio 6: Modelo de relatório mensal 169
    Texto de apoio 7: Modelo de relatório anual 170
    Texto de apoio 8: Orientação sobre alfabetação de fichas no catálogo-dicionário 171
    Índice 173

    12
  12. Isabel Wolff says:

    Este site é maravilhoso.
    Como faço e que preciso para me inscrever no programa eja.
    preciso urgente de resposta.
    Grata

    13
  13. Isabel Wolff says:

    Como faço a inscrição,preciso urgente para concluir meu curso.gostaria de saber se ainda está fazendo inscrição para ouvinte!

    Grata

    14
  14. margareth peixoto saldanha says:

    gotaria de parabenizar todos os educadores interessados em mudar, crescer, somar , pois so assim poderemos modificar uma escola, um bairro, uma cidade e um pais. Também gostaria de agradecer os esforços, as pesquisas para juntos com tantas informações crecermos e podermos sim criar um mundo melhor, uma sociedade que participe. E se possível gostaria de ficar em contatos com todos e fazer parte dessa grande família. Sou professora na rede municipal de ensino em Florianóplos. grata.

    15
  15. Alzira da Penha Costa Davel says:

    Apresentei um trabalho no Visiget/2011 e o meu artigo ainda não foi publicado. Gostaria de saber se há alguma previsão?
    Obrigada,
    Alzira

    16
  16. Marcel Rei Coronato says:

    Olá! Nós somos da Ação Educativa e Global, e um dos nossos projetos é o site Viver, Aprender, voltado para o EJA ( educação de jovens e adultos). Lá disponibilizamos algumas coleções do Viver Aprender, um banco de atividades, um arquivo com publicações de Eja, provas do Encceja e etc. Também há um portal de notícias e na barra de links colocamos o seu site/blog como referência. Gostaria de saber se vocês, depois de lerem um pouco sobre nosso site e nos visitarmos, possa também colocar nosso link no seu site. Nosso site é: http://www.viveraprender.org.br/

    Abçs
    Marcel

    17
  17. Olá,
    Sou universitária do curso de pedagogia, e estou precisando entrar em contato com a Doutora Claúdia Lemos Vóvio. Gostaria que me passasse o e-mail dela para que possa entrar em contato.

    Obrigada

    Dayana

    18
  18. osvalda ferreira do carmo carvalho says:

    Fiquei encantada com os depoimentos que li….Gostaria de saber como partiU r com voces .Aguardo noticias no meu i-mail. bjos!

    19
  19. Elaine Rocha-Schmid says:

    Sou pesquisadora da University of Birmingham, Reino Unido. Necessito do email da Professora Dra Angela Kleiman.

    Obrigada
    Elaine

    20
  20. Revista DIÁLOGO DAS LETRAS says:

    Prezados colegas,

    A Revista Diálogo das Letras está com chamada aberta para n. 02, do vol. 01, sobre “Questões de ensino de texto” (até 30.09.2012) e por isso vimos pedir o apoio de todos vocês na divulgação, junto a alunos de graduação e de pós-graduação, assim como aos professores da educação básica, superior e pesquisadores da área. Diálogo das Letras também já está com Edição n. 01, volume 01, disponível em sua página para acesso dos leitores.

    CHAMADA DO VOLUME 01, N. 02, 2012:

    A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), criada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculada ao Mestrado em Letras dessa instituição, na linha de pesquisa Texto, ensino e construção de sentidos, tem a satisfação de convidar os colegas a submeterem trabalhos para o nosso vol. 01, n. 02, 2012, dedicado à temática “Questões de ensino de texto”, sob a responsabilidade do prof. Wellington Vieira Mendes.

    Com esta temática, Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos que, ancorados em quaisquer das correntes do pensamento linguístico, com ênfase para as teorias do texto e do discurso, discutam questões sobre o ensino de textos, enfocando propostas de trabalho com o texto verbal e/ou o texto não verbal nas práticas de interpretação, de análise linguística e de produção textual.

    Com previsão de publicação em dezembro de 2012, os trabalhos para publicação no vol. 01, n. 02, 2012 podem ser enviados até 30 de setembro de 2012. Lembramos que o envio deve ser feito pelo e-mail dialogodasletras@gmail.com. Lembramos, ainda, que as normas para publicação estão disponíveis na página da revista, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, a partir do endereço que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodaslet… onde o leitor poderá encontrar também todo o conteúdo do número atual.

    EDIÇÃO ATUAL DA REVISTA “DIÁLOGO DAS LETRAS”

    A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) também tem a satisfação de comunicar a publicação do vol. 01, n. 01, 2012. Com a temática “Questões de produção e análise de textos”, este primeiro número traz 20 textos de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do Brasil. São publicados 14 textos na seção Artigos de alunos de pós-graduação e pesquisadores, 05 na seção Artigos de alunos de graduação e 01 na seção de Resenhas.

    Cordialmente,

    Comissão Editorial

    21
  21. GABRIELA AZEREDO SANTOS says:

    Bom-dia!
    Sou Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caldas Novas, Goiás, e quero saber se vocês têm algum grupo de pesquisa interessado em desenvolver trabalho na região, em especial sobre nível de letramento do professor.
    Atenciosamente,
    Gabriela A. Santos

    22
  22. kouame kouakou armand nicaise says:

    bom dia
    atuo como professor de portugues lingua estrangeira no ensino médio na costa do marfim;no projeto piloto inicidado pelo instituto camoes.;estou procurando um orientador para meu projeto intitulado letramento critico e a formaçao do professor de portugues lingua estrangeira.
    Atenciosamente
    armand n. kouame

    23
  23. Magno Vieira says:

    Gostaria de solicitar o e mail da profa Dra Angela Kleiman par convidá-la a um evento sobre letramento digital do professor em Teresina em outubro de 2013. Desde já agradeço a atenção. Obrigado.

    24
  24. Magno Vieira says:

    Gostaria de solicitar o e mail para contato da profa Dra Angela Kleiman par convidá-la a um evento sobre letramento digital do professor em Teresina em outubro de 2013. Desde já agradeço a atenção. Obrigado.

    25
  25. Prezados, estou tentando me comunicar com a profa. Daniella Rodrigues, mas não encontro um e-mail de contato em lugar algum.

    Vocês poderiam me informar?

    Agradeço de antemão.

    Saudações,
    Letícia.

    26
  26. Carollini Graciani says:

    Olá, Ângela Kleiman!

    Este ano irei cursar o 3º ano de Pedagogia, faço estágio remunerado em um colégio que tem por slogan: “Uma escola de leitores” e a minha turma é o 1º ano do E.F (classe de alfabetização). A experiência diária com atividades e projetos em prol da formação do aluno leitor aflorou a necessidade de pesquisar sobre o assunto. Comecei a pesquisar a respeito e encontrei como grande referência suas publicações. Pensei em fazer meu projeto de pesquisa para o TCC sobre este tema, formulei o seguinte problema: A prática de leitura, desenvolvida no 1º ano do ensino fundamental, estimula a formação do aluno leitor? A ideia é selecionar 10 escolas representativas de minha cidade e verificar se elas fazem uso da prática de leitura como instrumento para a formação do aluno leitor no 1º ano do E.F ou se veem a prática de leitura como simples parte do processo de ensino-aprendizagem. Gostaria de saber sua opinião (é a primeira vez que faço um projeto de pesquisa), este problema formulado tem coerência?

    Desde já agradeço por sua atenção. Aguardo a resposta ansiosa,
    Carollini

    27
  27. ormil alves pilatti says:

    Profª. Vera,

    Estou terminando minha tese de Mestrado na UNESP de RIO CLARO, tenho 71 anos e devido a uma doença que me acometeu estou tendo dificuldades de locomoção. Sou admirador de suas obras, artigos, palestras. Sobre o artigo ” O novo conceito de Escola”, tenho um xerox , há muito tempo, e me faltam os dados de qualificação do mesmo. Será que a senhora poderia me ajudar, enviando os dados para meu e.mail?
    Ormil Alves Pilatti – mestrando da Unesp Rio Claro
    Fone: (11) 99361-9806

    28
  28. Profa. Vera Masagão,
    estou escrevendo sobre analfabetismo funcional, irei utilizar seu artigo publicado na scielo. Gostaria de saber se existe mas pesquisas suas sobre o assunto.
    Muito Obrigada

    29
  29. Juliana Amaral says:

    Bom dia,

    a direção do Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte, gostaria de convidar a Professora Ângela para um encontro com nossos professores no dia 1o de fevereiro de 2016. Aguardo retorno.
    Atenciosamente.

    30
  30. strona o odzyskiwaniu danych

    31


Deixe um comentário para Shaun Hosley