O
Núcleo
de Pesquisa Letramento do Professor constituiu-se em 1991, em resposta
a uma solicitação de um município do interior
do estado de São Paulo por assessorias na área de formação
de alfabetizadores de jovens e adultos. Hoje o Núcleo abriga
diversos grupos que visam a investigar as práticas sociais de
uso da escrita de agentes de letramento escolar e não escolar,
levando em conta seus contextos de atuação e a formação
de uma identidade profissional. A base do Núcleo foi ampliada,
incluindo hoje pesquisadores e líderes de pesquisa da PUC-MG,
UFPA, UCS, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da ONG
Ação Educativa. O Núcleo tem sido responsável
pela formação de doutores e mestres, pela orientação
de alunos de iniciação científica e de doutores
recém formados, e pela publicação de livros, coletâneas
e artigos com os resultados da pesquisa sobre o letramento e a formação
de professores e outros agentes de letramento. |
||
O
Núcleo
desenvolve hoje o Projeto Temático "Formação
do Professor: Processos de retextualização e práticas
de letramento", apoiado pela FAPESP e pelo CNPq; participa do
projeto de cooperação internacional “Ensino-aprendizagem
da escrita na formação de profissionais de nível
universitário” desenvolvido pela U. de Stendhal, USP e
a UNICAMP, com o apoio das agências CAPES-COFECUB e do projeto
“Letramentos múltiplos: formação de
agentes de educação lingüística” com
a UFRN, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico
e Tecnológico do CNPq. |