Dia Internacional da Alfabetização – 8 de setembro – tem como tema “Alfabetização e o Poder das mulheres”

Fonte: PARIS, FRA (Rádio ONU)

A escolha do tema “A alfabetização e o empoderamento das mulheres” para o Dia Internacional da Alfabetização de 2010 visa chamar a atenção sobre a situação feminina na agenda global de desenvolvimento. Segundo a ONU, as meninas ainda correspondem a mais da metade de todas as crianças fora da escola no mundo. E mais de 65% dos 796 milhões de adultos analfabetos são mulheres.

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, investir na alfabetização feminina traz excelentes resultados: além de aumentar o nível de vida, gera beneficios à saúde materno-infantil e amplia o acesso de crianças à educação. Para a agência, a alfabetização feminina tem um impacto positivo em todos os indicadores de desenvolvimento.

Programação

Nesta quarta-feira, a Diretora Geral da Unesco, Irina Bokova, faz um discurso na Conferência Internacional das Nações Unidas, em Nova York, sobre a “alfabetização como base essencial para o desenvolvimento”.

O discurso de abertura caberá à ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, embaixadora honorária da Unesco para a Década das Nações Unidas para a Alfabetização.

Na sede da Organização em Paris, o Prêmio de Alfabetização Unesco 2010 será atribuído a projetos com abordagens inovadoras em políticas de alfabetização.

Premiação

A cerimônia de premiação será seguida pelo lançamento da Rede de Conhecimentos e de Inovações a Serviço da Alfabetização. Criado com o apoio da empresa Microsoft e da Fundação Verizon, a rede é um local virtual onde pesquisadores e profissionais podem compartilhar informações e práticas de alfabetização. O projeto visa estimular cooperações, parcerias e inovações no setor e será operacional a partir do dia 01 de novembro de 2010.

A Unesco organiza ainda uma mesa redonda com os vencedores do Prêmio de Alfabetização e outros profissionais da área sobre seus projetos e iniciativas que favorecem a alfabetização.

O Dia Internacional da Alfabetização é comemorado em todo o mundo pelas escritórios da Unesco.

Clique aqui para ler a mensagem da Diretora Geral da Unesco, Irina Bokova