Dia Nacional da Educação – 28 de abril – terá comemoração em São Paulo

Notícias

No dia 28 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação. Para o pedagogo Júlio Cézar Furtado, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Habana (CUBA), a data deveria servir de base para as comemorações em todo o país: “Infelizmente, uma tentativa, que não traduz uma verdadeira mobilização social. É um dia em que se tenta sensibilizar a sociedade para a questão da educação e deveria ser assumido pelos educadores. É um dia, teoricamente, dedicado à reflexão dos educadores e das famílias, para conscientizar sobre a necessidade de se ter uma educação de qualidade e, sobretudo, deixar claro o que é uma educação de qualidade. No Dia Nacional da Educação deveríamos clamar por um “Procon” específico do setor”.

Para celebrar o Dia Nacional da Educação, São Paulo sediará o 17º Educador – Congresso Internacional de Educação, em conjunto com a 17ª Educar – Feira Internacional de Educação e o 6º Educador Management – Seminário de Gestão em Educação, a ser realizado nos dias 12 a 15 de maio de 2010.

O evento contará com 65 palestrantes Nacionais e Internacionais, dentre eles Júlio Cézar Furtado, Nilbo Nogueira e Mário Sérgio Cortella.

Refletindo sobre esse Dia Nacional, o Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella afirma “Paulo Freire, falecido em 02 de maio de 1997, menos de uma semana depois do Dia Nacional da Educação, nos deixou inúmeras obras fundamentais, sendo que uma delas foi a Pedagogia da Esperança; por outro lado, pouco tempo antes de nos deixar, houvera registrado algumas contundentes reflexões que foram publicadas postumamente sob o tí­tulo Pedagogia da Indignação. Ambas as palavras cabem bem dentro do conceito de Educação e, mais ainda, da Educação Escolar: Esperança e Indignação. Esperança ativa na construção da dignidade coletiva e Indignação impaciente com qualquer ameaça à fraternidade decente”.

Já o Prof. Dr. Nilbo Nogueira, doutor em educação pela PUC-SP e mestre em educação pela USP, pondera sobre a questão da aprendizagem e a tecnologia, tema em foco atualmente na área educacional. “Se a metodologia não for alterada não há milagre tecnológico que possa dar conta de todos os problemas educacionais”. No 17º Educador, Cortella apresentará a palestra “Metodologia x Tecnologia: Questionamentos e Inovações para uma Nova Escola”.

2 Comments to “Dia Nacional da Educação – 28 de abril – terá comemoração em São Paulo”


  1. MARIA SOCORRO SOUSA says:

    o evento acontecerá em qual endereço. È gratuito?
    como participar? sou pedagoga.

    1
  2. isac fujita says:

    o site do evento é: http://www.futuroeventos.com.br/educar/
    lá tem todas as informações.
    abraço

    2


Deixe um comentário