PROLETRA
PROJETO LETRAMENTO DE PROFESSORES: RETEXTUALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÕES
Equipe:
Professores:
Geida Maria Cavalcanti de Souza (Univasf)
Cosme Batista dos Santos (Uneb)
Maeve Melo (Uneb)
Selma Maria Campos Santos (Uneb)
Bolsistas:
Adinaloi dos Santos Veloso (Picin-Uneb)
André Freitas (Picin-Uneb)
O PROLETRA é um projeto de estudos do letramento
de professores, que está em desenvolvimento na Universidade do Estado
da Bahia – UNEB, em parceria com o Núcleo Letramento do Professor
(NL/IEL/UNICAMP). Contemplando perspectivas e interesses interdisciplinares,
o projeto reúne professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Comunicação
Social do Departamento de Ciências Humanas III, situado no município
de Juazeiro e dos cursos de Licenciatura em Letras e História do Departamento
de Ciências Humanas IV, situado no município de Jacobina.
O objetivo do grupo é investigar as operações lingüísticas
e cognitivas envolvidas na textualização de definições
especializadas em gêneros formadores e na (re)textualização
e representação dessas definições nas situações
de sala de aula e nos diversos enunciados orais e escritos que o professor
em formação produz sobre as suas ações em sala
de aula e sobre os diferentes objetos de ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, estão sendo investigados, com base na perspectiva do
letramento situado (Barton, 1998; Kleiman, 1995) e com base numa visão
discursiva das representações sociais (Abric, 1994; Py, 2000;
dos Santos, 2005), os processos de estabilização e instabilização
de definições formadoras e os efeitos dessas ocorrências
nas práticas de professores que atuam em escolas rurais e de pequenas
cidades do semi-árido baiano. Nesse sentido, os resultados dessa pesquisa
deverão contribuir para as políticas de letramento e de formação
continuada dos professores focalizados, a partir da revisão dos gêneros
formadores, das condições de divulgação dos saberes
e, finalmente, a partir da valorização dos pontos de convergências
e de interfaces entre os modos de textualização e de formulação
do conhecimento na escrita e na ciência e os modos de textualização
e de formulação do conhecimento na oralidade e no senso comum.